WBA Service lança serviço automatizado de coordenação de frequência
A WBA Services (Wireless Aliance Services), subsidiária comercial da WBA, lançou nesta quarta-feira, 14, seu serviço de coordenação automatizada de frequência (AFC), baseado em nuvem, que permite a operação de dispositivos Wi-Fi na frequência 6 GHz (5,925 GHz – 7,125 GHz), garantindo que não haja interferência em sistemas já existentes como enlaces de micro-ondas e equipamentos de radioastronomia.
A plataforma abre caminho para uma nova geração de conexões Wi-Fi mais rápidas, estáveis e com menor latência, permitindo casos de uso da faixa de 6 GHz de alto desempenho para aplicações exigentes como redes corporativas, cidades inteligentes, indústria 4.0, realidades aumentada e virtual.
Por ser baseada em nuvem, funciona de forma online e centralizada. Antes de transmitir dados, os equipamentos sem fio acessam o sistema AFC para entender quais frequências estão disponíveis e quais potências de sinal podem ser usadas naquele local sem que interfira em sistemas próximos.
Vale dizer que o sistema foi certificado pela FCC (Comissão Federal de Comunicações), dos Estados Unidos.
Como funciona?
O processo é todo automatizado:
– O dispositivo determina sua localização.
– Envia essas informações ao sistema AFC.
– O sistema consulta um banco de dados de frequências licenciadas.
– Retorna ao dispositivo as faixas e potências que ele pode usar.
– O dispositivo deve repetir esse processo pelo menos uma vez por dia para continuar autorizado.
Potenciais interessados na WBA Service
Entre os principais potenciais interessados pelo serviço de Wi-Fi na faixa de 6 GHz estão fabricantes de infraestrutura, operadoras, empresas e provedores de internet – que poderão, por sua vez, oferecer serviços para estádios, shoppings, aeroportos, escritórios e demais ambientes com áreas densas.
A WBA Service também oferece serviço de consultoria para o planejamento dessas redes, análise de interferências e estrutura para simulações e otimização de desempenho.
A tecnologia é baseada na especificação OpenAFC, permitindo que diferentes fabricantes e provedores adotem a solução.