Vodafone e AST SpaceMobile criam empresa para conexão satélite-celular
O Grupo Vodafone e a AST SpaceMobile anunciaram que uma nova joint venture, a SatCo, que pretende criar um serviço europeu soberano de satélite integrado, utilizando a tecnologia da AST SpaceMobile para fornecer banda larga celular diretamente a smartphones comuns.
A SatCo terá sede em Luxemburgo, país escolhido por suas credenciais digitais e localização estratégica. A ideia é distribuir a partir do país os serviços de satélite da AST SpaceMobile aos operadores de redes móveis europeus.
Os serviços comerciais estão previstos para começar em 2026, e já haveria interesse de operadoras em 21 países da União Europeia, afirmam as empresas.
A nova empresa espera habilitar sinal de Internet utilizável em qualquer local (incluindo áreas remotas) e a qualquer momento. A SatCo instalará ainda uma rede de estações terrestres para se integrar às redes 4G/5G existentes, permitindo que os usuários alternem automaticamente entre redes terrestres e espaciais.
Soberania
A parceria pretende promover a “soberania digital e uma estratégia espacial coesa na Europa”, buscando a liderança do continente na conectividade de banda larga espacial direta para dispositivos móveis.
“Com a SatCo agora sediada em Luxemburgo, a Vodafone e a AST SpaceMobile estão fortalecendo a posição da Europa nos serviços via satélite diretos para dispositivos móveis e promovendo a independência digital”, afirmou Abel Avellan, fundador, presidente e CEO da AST SpaceMobile.
Já o Ministro da Economia, PMEs, Energia e Turismo de Luxemburgo, Lex Delles, afirmou que “a instalação da sede da SatCo em Luxemburgo reforça ainda mais o papel fundamental do país como centro para a implantação de soluções inovadoras voltadas a todo o mercado único da UE e seus cidadãos”