Sábado, 30 de Agosto de 2025

Vivo inicia ativação do 5G Advanced em Brasília

A operadora Vivo anunciou nesta sexta-feira, 22, que ativou a rede 5G Advanced no Plano Piloto — região central de Brasília. A tecnologia é baseada na arquitetura 5G Standalone (SA) e deve ampliar a velocidade e a capacidade da rede na capital federal.

De acordo com a empresa, a rede alcança picos de 2 Gbps e oferece maior eficiência no consumo de energia, além de suporte a aplicações como inteligência artificial (IA) e experiências imersivas. A tele prevê expandir a cobertura para novas áreas ao longo do ano.

“Essa ativação representa a liderança da Vivo em antecipar o futuro, focando em evoluções tecnológicas que aprimoram a experiência de nossos clientes”, contou a diretora de produtos B2C da Vivo, Viviane Moura.

Além do Distrito Federal, a operadora também ativou a rede na Mega Store do Barra Shopping — localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. “A Vivo é a primeira operadora do Brasil a ativar a rede 5G Advanced”, afirmou a empresa em nota.

5G Advanced
O 5G Advanced combina espectros de 3,5 GHz, 2,3 GHz e 2,1 GHz. Para o usuário final, isso significa ganhos de velocidade e cobertura em relação ao 5G convencional. A tecnologia também melhora a latência, a eficiência da rede e a capacidade de conectar mais dispositivos simultaneamente.

Há ainda o fatiamento de rede (network slicing). “Esse recurso cria ‘fatias’ dedicadas para categorias específicas de uso, permitindo personalização de tráfego e priorização de aplicações críticas. Essa funcionalidade já está disponível em soluções ao mercado corporativo”, afirmou a Vivo.

“Com o 5G Advanced, evoluímos continuamente nossa infraestrutura, preparando a rede para atender pessoas e empresas em diferentes necessidades de uso”, disse o diretor de Core e Rede Móvel da Vivo, Elmo Matos. Para acessar a tecnologia, é necessário ter plano Vivo, aparelho compatível e chip habilitado, com opção de eSIM gratuito pelo app Vivo.

Compartilhe: