Sábado, 2 de Agosto de 2025

Urca Trading vence licitação para fornecer energia renovável à unidade da Marinha em Belém

 A comercializadora de energia Urca Trading venceu uma licitação da Marinha do Brasil para realizar a migração e uma unidade da força militar na Amazônia para o mercado livre de energia elétrica. O contrato envolve o fornecimento de energia renovável por um período de cinco anos.

 O mercado livre permite que o consumidor possa escolher o fornecedor da eletricidade e as condições contratuais. Segundo a Urca Trading, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), localizado em Belém (PA), migrará para o mercado livre ao assinar contrato para fornecimento de 9.728,9 megawatts-hora (MWh), com início neste mês de novembro, até setembro de 2029.

 “A estimativa é que a força naval economizará 42% em energia ao longo dos cinco anos de contrato”, disse a Urca Trading, em comunicado.

 A unidade em Belém será a primeira da Marinha na Amazônia a migrar para o mercado livre. A licitação e a contratação foram coordenadas pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), ligada ao Ministério da Defesa, que atua na gestão de programas estratégicos da Marinha e da indústria naval.

 A Emgeprom está realizando o Programa Energia Naval, a fim de viabilizar projetos de transição energética nas unidades militares. O objetivo é reduzir custos com energia elétrica, implantar novas tecnologias voltadas para a eficiência energética, aumentar a utilização de energias renováveis e diminuir a participação de combustíveis fósseis no uso de energia pelas unidades.

 

Compartilhe: