Domingo, 30 de Novembro de 2025

TIM usa Starlink para levar 5G à Antártica

A TIM anunciou nesta quarta, 26/11, que vai conectar a Estação Antártica Comandante Ferraz com 5G, a partir de fevereiro de 2026. Para isso, a empresa conta além do contrato original de satélite geoestacionário com a Hispamar, de um novo com a Starlink, de forma a viabilizar menor latência na comunicação.

A chegada do 5G à Antártica foi anunciada em uma cerimônia na Embaixada da Itália, em Brasília, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o presidente da TIM, Alberto Griselli, o Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, e autoridades do governo Brasileiro – estavam presentes as ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Cultura, Margareth Menezes, e o Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, além do presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

A TIM assumiu a conectividade da Estação Comandante Ferraz a partir da compra de uma fatia da Oi Móvel, em 2021. “Vamos permitir aos militares que aí estão e aos cientistas que vão fazer esse movimento ser muito importante para a defesa do clima, como tanto foi falado na COP30. Estamos muito orgulhosos de botar o melhor da nossa tecnologia ao serviço do Brasil”, disse o presidente da TIM.

Compartilhe: