TIM leva 5G para 100% dos bairros das capitais brasileiras
Das 477 redes celulares privativas (RCPs) em operação no Brasil, 402, ou 85% delas, são exclusivamente 4G, revela a nova edição do Mapa de Redes Celulares Privativas no Brasil, produzido por Mobile Time (parceiro de conteúdo de TELETIME).
A concentração no 4G é explicada pela demanda por aplicações de IoT e de comunicação que não requerem altíssima velocidade nem baixa latência, assim como pela necessidade de setores como o de agricultura e de energia por uma cobertura maior de sinal, o que é propiciado pelas frequências abaixo de 1 GHz usadas no 4G.
O menor custo do equipamento também é um fator que contribui para a predominância de RCPs com tecnologia de quarta geração. Em um ano, o número de RCPs exclusivamente 4G no Brasil aumentou 17%.
A TIM agora tem cobertura 5G em 100% dos bairros de todas as 27 capitais do Brasil, além de outras 13 cidades, segundo a operadora.
Em comunicado, a empresa afirmou ser a única a atingir o marco até o momento e destacou sua estratégia de densificação de antenas para oferecer uma experiência aprimorada.
Atualmente, a TIM conecta 735 cidades com 5G, alcançando mais de 70% da população urbana do país. Mais de 30% do tráfego de dados móveis nas capitais já ocorre via rede 5G da operadora. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba lideram o consumo de dados.