Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

Salvador será primeira capital com iluminação pública 5G em larga escala

Salvador será a primeira capital a contar com um projeto em larga escala de iluminação pública inteligente. Ao todo, 400 luminárias com conectividade 5G Standalone serão instaladas na capital baiana, todas com câmera e Wi-Fi. Elas formarão uma rede privativa 5G na faixa de 3,7 GHz, com core local. O projeto é orçado em R$ 30 milhões.

A implementação deve começar neste segundo semestre e será feita pela Juganu, empresa que desenvolveu as luminárias inteligentes com tecnologia própria e chipsets da Qualcomm.

Vitrine para outras cidades

A Juganu promove o conceito de luminária inteligente há dez anos. Cidades como Pato Branco/PR, Campo Formoso/BA e Curitiba/PR estão entre as pioneiras na adoção de iluminação pública inteligente.

As prefeituras contam com verba oriunda da CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para arcar com projetos desse tipo. Para aquelas que já trocaram suas luminárias por versões novas com lâmpadas de LED, um passo natural a seguir é a implementação de luminárias inteligentes 5G, aposta Bruno Gemus, CEO da Juganu, em conversa com Mobile Time.

O projeto em Salvador poderá servir de vitrine, para incentivar outras prefeituras a fazerem o mesmo, aproveitando o dinheiro da CIP, que é “carimbado” e só pode ser usado na iluminação pública. Mais do que isso, qualquer cidade do país pode pegar carona no registro de preço firmado por Salvador com a Juganu e contratar projetos similares, diminuindo a burocracia e agilizando a implementação, destaca o empreendedor.

Operadoras interessadas
O executivo percebe como crescente o interesse das operadoras móveis em aproveitar a estrutura de luminárias 5G para fortalecer suas próprias redes. Em Campo Formoso/BA, por exemplo, já há um acordo firmado com uma tele. Gemus entende que essa é uma consequência natural desses projetos, o que pode significar uma receita extra para as prefeituras.

“Conforme as frequências usadas em telefonia celular ficam mais altas, o raio de alcance diminui. A iluminação pública vai ter um papel fundamental (na cobertura). Hoje ela é uma solução para áreas de sombra, mas daqui a pouco vai ser uma solução padrão”, prevê o CEO da Juganu.

MPN Forum
As oportunidades e os desafios do mercado de redes celulares privativas no Brasil serão discutidos no 5º MPN Forum, evento organizado por Mobile Time no dia 26 de junho, no WTC, em São Paulo, com participação confirmadas de representantes da Anatel, Rede Globo, Vale, Usiminas, SLC Agrícola, Claro empresas, TIM, Telesys, Nokia, Huawei, Deutsche Telekom, Tropico, Abrint, Venko, Celplan, Salinas Gold, dentre outros. Confira a programação completa em www.mpnforum.com.br

Compartilhe: