RNP abre chamada pública para expandir OpenRAN@Brasil
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou uma chamada pública para encontrar parceiros que queiram expandir o programa OpenRAN@Brasil. A iniciativa busca desenvolver redes móveis abertas e desagregadas no País.
No processo, a RNP busca instituições para ampliar seu ambiente de experimentação (testbed) nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Organizações usuárias do Sistema RNP (instituições de ensino, pesquisa e inovação), além dos Pontos de Presença (PoPs) da RNP nessas regiões, podem enviar propostas até 27 de julho.
Para participar do projeto, é necessário ter conectividade de 10 Gbps com a RNP (ou se comprometer a tê-la até setembro de 2026), espaço físico climatizado, infraestrutura elétrica adequada e área para antenas 5G.
Esta é a primeira fase de seleção de parceiros para o programa, que é executado pela RNP em conjunto com o CPqD. Após essa etapa, haverá uma segunda fase para selecionar propostas de desenvolvimento de aplicações 5G Open RAN, que deverão ser submetidas em parceria com as instituições homologadas.
Para tirar dúvidas, a RNP promoverá dois webinários online: um em 10 de julho para apresentar a chamada e outro em 17 de julho para sessões de perguntas e respostas.