Revestimento antichama suporta fogo a 1.400 °C por mais de 15 minutos
[Imagem: Wei Tang et al. – 10.1007/s40820-025-01739-8]
Duas camadas contra fogo
Uma equipe de cientistas dos materiais da Espanha e da China criou um novo revestimento antichamas que, mesmo tendo apenas 320 micrômetros de espessura, apresentou uma resistência às chamas superior a todos os produtos atuais.
Os materiais retardadores de chamas, ou antichamas, sempre foram problemáticos, seja por conta de sua natureza ambientalmente agressiva, seja porque muitas vezes não conseguem fornecer proteção imediata e prolongada, limitando sua aplicabilidade ou apresentando resultados aquém do esperado.
O novo revestimento é bicamada, combinando uma camada externa intumescente e uma camada interna ceramizável, o que oferece um duplo comportamento inédito, de resposta rápida ao fogo e proteção duradoura. A camada intumescente forma rapidamente uma barreira de carbonização em temperaturas abaixo de 300 °C, enquanto a camada ceramizável passa por uma transformação de fase em torno de 550 °C, criando uma barreira cerâmica durável.
O material resiste a temperaturas de fogo de até 1.400 °C por mais de 15 minutos (900 segundos), superando significativamente os revestimentos tradicionais. Esse nível de proteção é crucial para materiais como resina epóxi reforçada com alumínio e fibra de vidro, que normalmente queimam em menos de 200 segundos.
E o revestimento também é promissor para um dos maiores problemas atuais dos aparelhos eletrônicos e veículos elétricos: Os incêndios nas baterias. Quando foi aplicado a baterias de lítio, o revestimento bicamada suprimiu a formação e a decomposição de camadas de interface sólidas, resultando em estabilidade eletroquímica prolongada e segurança contra incêndio.
[Imagem: Wei Tang et al. – 10.1007/s40820-025-01739-8]
Mercado
Wei Tang e seus colegas da Universidade de Tecnologia e Negócios de Pequim e da Universidade Rei Juan Carlos afirmam que o material está virtualmente pronto para comercialização. A natureza fina e eficiente do revestimento bicamada o torna altamente escalável e adequado para aplicações em grandes áreas, enquanto sua capacidade de fornecer proteção rápida e duradoura o posiciona bem para adoção comercial em diversos setores.
Para demonstrar isto, a equipe testou o revestimento antichama em diversos substratos, incluindo espuma de poliuretano, alumínio e resina epóxi reforçada com fibra de vidro. Suas aplicações potenciais incluem revestimentos resistentes ao fogo para edifícios, materiais retardantes de chamas para o setor de transporte e baterias à prova de fogo.