Domingo, 31 de Agosto de 2025

Resíduos eletrônicos: onde descartar?

Vivemos um superciclo tecnológico. E o volume crescente de resíduos eletrônicos, representa um dos desafios ambientais e de saúde pública mais presentes da atualidade. A rápida obsolescência de dispositivos eletrônicos, impulsionada pela inovação tecnológica e pelos padrões de consumo, resulta em uma quantidade alarmante de resíduos gerados anualmente em todo o mundo.

O Brasil ocupa uma das primeiras posições na América Latina na geração de lixo eletrônico. O país deve gerar aproximadamente 2 milhões de toneladas por ano. E, apenas uma pequena fração desse lixo é reciclada corretamente, estimada em menos de 3% a 5% no país, o que representa um grande desafio ambiental e social.

A gestão inadequada desses resíduos pode levar a consequências ambientais severas, incluindo a contaminação do solo, da água e do ar. Isso ocorre devido à presença de componentes perigosos como metais pesados, a exemplo de mercúrio, chumbo, cádmio e berílio, além de outras substâncias tóxicas.

Onde descartar

Para te ajudar no descarte correto de resíduos eletrônicos, separamos alguns espaços que recebem este tipo de material nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá e Pato Branco, onde o Sescap-PR possui suas macrorregionais. Confira:

Curitiba: A cidade oferece uma variedade de opções para o descarte de lixo eletrônico, resultado de um sistema multifacetado que envolve iniciativas municipais e parcerias com o setor privado e cooperativas.
Coleta Domiciliar: Caminhão da Coleta Seletiva (“Lixo que não é Lixo”), que aceita até duas unidades por residência.

Pontos Fixos da Prefeitura:

Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150.
Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947.
Largo Padre Albino Vico: em frente à Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina.
Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida.
Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao Heliponto.
Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125, acesso pela Rua Mateus Leme.
Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte.
Rua da Cidadania Santa Felicidade: esquina das ruas Madre Clélia Merloni e Via Vêneto.
Rua da Cidadania do Tatuquara: na entrada principal.
Rua da Cidadania do Carmo (Boqueirão).
Instituto das Cidades Inteligentes (ICI): na primeira sexta-feira do mês, na primeira quadra da Rua São Pedro.
Mutirões periódicos da Prefeitura: com datas divulgadas pelos canais oficiais

Iniciativas Privadas e Cooperativas:

Sete Ambiental: Empresa com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Endereços de contato são Rua Prof. Leônidas Ferreira da Costa, 135, Parolin, ou Rua Desembargador Motta, 3384.
Green Eletron: Possui pontos de coleta em varejistas como Atacadão, Angeloni e Panvel Farmácias, além da Panatec Assistência Eletrônica. É possível encontrar o ponto mais próximo usando o localizador online da Green Eletron.
Associações Ecocidadão: Diversas cooperativas de catadores de materiais recicláveis recebem e tratam o lixo eletrônico. Alguns endereços incluem:
Associação Jandaia: Rua Jornalista José Pedro dos Santos, 839 – Sítio Cercado.
Associação Mutirão: Rua Everly Teresinha Pipcak Luqueta, 118 – Sítio Cercado.
Associação ACAT Graciosa: Rua Coronel Luiz José dos Santos, 275 – Boqueirão.
Associação Eco Frank: Rua Zulmira Bacila 565, – Uberaba.
Clean Eco: Unidade que recebe resíduos diretamente de catadores e pequenas cooperativas. Endereço: Rua Agilio Leão de Macedo, 166 – Cidade Industrial.
Cascavel
Ecoponto da Manaus: O principal Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de eletrônicos da cidade, localizado na Rua Di Cavalcanti, 141, bairro Country.
Serviço de Recolhimento Agendado: A Secretaria de Meio Ambiente oferece um serviço gratuito de coleta domiciliar para itens volumosos, com agendamento por telefone nos números (45) 3902-1392 ou (45) 3902-1383, ou pelo WhatsApp (45) 99146-1501. O recolhimento é realizado em até 30 dias.
Ecopontos Municipais: A cidade conta com Ecopontos ativos nos bairros Cascavel Velho, Brasília, Santa Cruz e Melissa, que funcionam como centros de seleção e processamento de materiais recicláveis.
Maringá
Pontos Fixos e Permanentes:

Paço Municipal: Avenida XV de Novembro, 701
Tiro de Guerra de Maringá: Avenida Mandacaru, 730
4º Batalhão de Polícia Militar: Rua Mitsuzo Taguchi, nº 99, Vila Nova
Câmara Municipal: Avenida Papa João XXIII, 239
Pontos da Green Eletron: Coletores para eletroeletrônicos e pilhas estão disponíveis em locais como Casas Bahia (Avenida Brasil, 3414 – Centro; Avenida Brasil, 3300 – Zona 01) e Supermercados Angeloni (Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5120).
Cooperativas de Reciclagem: As cooperativas da cidade, como COOPERPALMEIRAS (Estrada 200, 1391, Lote 177-A) e COOPERCANÇÃO (Av. Ver. João Batista Sanches, 1234), recebem o e-lixo para triagem e destinação
Campanhas e Mutirões Periódicos:
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), realiza mutirões de coleta, como a “Campanha E-Lixo”, em parcerias com outras entidades.
Esses eventos ocorrem em locais e datas divulgados antecipadamente, como já aconteceu na Praça Napoleão Moreira da Silva e na Praça Renato Celidônio.
Pato Branco:
“Sábado do Descarte”: Esta é a principal iniciativa municipal, realizada periodicamente em formato drive-thru em diferentes locais para facilitar a entrega. As campanhas aceitam uma ampla gama de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, além de outros resíduos como óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas e pneus (limpos). Exemplos de locais de campanhas passadas incluem a Praça Presidente Vargas e o Parque de Exposições.
COTAAPB: A Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB) é responsável pela coleta de materiais recicláveis na cidade e no interior, incluindo o lixo eletrônico.
Parcerias com o IAT Regional: O Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a prefeitura, realiza ações de recebimento de lixo eletrônico que incentivam a participação popular, como a troca de e-lixo por mudas nativas.
Campanhas do Sescap-PR

Ao olhar para este problema e identificar que as empresas de serviços eram grandes geradoras deste tipo de material, o Sescap-PR criou em 2011 a campanha E-Lixo, que já recolheu mais de 540 mil toneladas destes resíduos, dando-lhes o destino correto.

Em 2025, a entidade criou a campanha Sescap-PR + Verde, que incentiva práticas sustentáveis nas empresas representadas, gerando um movimento consciente. “A ideia surge dentro das empresas que se preocupam com o impacto ambiental gerado e é levada para dentro das casas, com hábitos de consumo mais responsáveis, com destinação correta de resíduos, com o cuidado com o meio ambiente. E, assim, a partir de pequenas ações, quem sabe podemos preparar um mundo melhor para as futuras gerações, comenta o presidente do Sescap-PR, Michel Lopes.

Compartilhe: