Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

Rede privativa 5G OpenRAN será instalada em São Miguel Arcanjo/SP

Uma rede privativa 5G stand alone (SA) com arquitetura OpenRAN será instalada no Distrito Agro Tecnológico (DAT) da cidade de São Miguel Arcanjo/SP nas próximas semanas.

A implementação é uma continuação do projeto SemeAr, liderado pelo CPQD em parceria com o provedor local SMANET, que leva conectividade e aplicações de IoT para pequenos agricultores da região, que cultivam principalmente uva e abobrinha.

A rede 5G OpenRAN vai combinar um bloco de 5 MHz na faixa de 700 MHz e outro de 50 MHz em 2,5 GHz, agregando portadoras. Dentro do conceito de OpenRAN, serão combinados equipamentos de diferentes fabricantes. Em 700 MHz serão usados rádios da Comba e em 2,5 GHz, da Sunwave.

Com a conectividade 5G, a Embrapa vai testar no local um robô que inspeciona os cultivos de forma autônoma e envia imagens em tempo real.

O projeto SemeAr foi iniciado em 2022, com a instalação de uma rede privativa 4G na faixa de 250 MHz para o uso de diversas aplicações de automação na agricultura local, com verba do Funttel e da Finep, e equipamentos da Tropico.

MPN Forum
As oportunidades e os desafios do mercado de redes celulares privativas no Brasil serão discutidos no 5º MPN Forum, evento organizado por Mobile Time no dia 26 de junho, no WTC, em São Paulo, com participação confirmadas de representantes da Anatel, Rede Globo, Vale, Usiminas, SLC Agrícola, Claro empresas, TIM, Telesys, Nokia, Huawei, Deutsche Telekom, Tropico, Abrint, Venko, Celplan, Salinas Gold, dentre outros. Confira a programação completa em www.mpnforum.com.br

Compartilhe: