PPPs investem o dobro das grandes operadoras em banda larga, diz Anatel
As Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) investem o dobro das empresas com poder de mercado significativo (PMS) em redes de banda larga, de acordo com um balanço divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira, 13.
Com base em dados referentes ao quarto trimestre do ano passado, o Panorama Econômico-Financeiro das PPPs mostra que o grupo desembolsou R$ 2,4 bilhões em capex de banda larga, ante R$ 1,2 bilhão das grandes operadoras.
Com isso, os pequenos provedores – em termos regulatórios, empresas com menos de 5% de participação de mercado – foram responsáveis por 66% dos investimentos em banda larga no trimestre de encerramento de 2024, praticamente dois terços dos aportes no segmento.
Inclusive, segundo o histórico do levantamento, as PPPs vêm liderando os investimentos em banda larga pelo menos desde o primeiro trimestre de 2022. Nesse recorte, em termos percentuais, a diferença mais acentuada a favor dos pequenos provedores foi justamente constatada no quarto trimestre do ano passado. Dados na mesma direção foram divulgados no começo do ano pela Anatel, conforme noticiado por TELETIME.
Receita
O balanço divulgado agora ainda mostra os dois grupos muito próximos no que diz respeito à receita operação líquida (ROL) com serviços de banda larga. As PPPs somaram R$ 6,4 bilhões, enquanto as grandes operadoras obtiveram R$ 6,5 bilhões em receitas.
No quarto trimestre de 2024, a receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) dos pequenos prestadores ficou em R$ 90,52. O valor é R$ 5,09 menor do que o ARPU dos grandes grupos, que foi de R$ 95,61.
Consumo de dados e preço do serviço
Segundo a Anatel, o preço do GB foi de R$ 0,25, tanto para as PPPs quanto para as grandes operadoras. O consumo de dados, no quarto trimestre, totalizou 26 bilhões de GBs nas redes dos pequenos provedores, ligeiramente acima das empresas com poder de mercado significativo (25 bilhões GBs).
Na comparação do quarto trimestre de 2024 com o quarto trimestre de 2023, nota-se que o consumo médio de dados por usuário cresceu 19,02% nas redes das PPPs, chegando a 363 GBs por assinante.
O preço médio por GB consumido, por outro lado, caiu 13,79%, passando de R$ 0,29 para R$ 0,25.