Petrobras e governo do Rio assinam protocolo de intenções para projeto de eólicas offshore
A Petrobras informou, em comunicado ao mercado nesta terça-feira (18), que assinou protocolo de intenções com o governo do Estado do Rio de Janeiro para estudos conjuntos de implantação de projeto-piloto de energia eólica offshore.
Segundo a Petrobras, o acordo prevê mecanismos de cooperação e fomento de ações de melhoria da região onde o projeto será implementado. No texto, a estatal não especifica onde exatamente se dará a implementação do projeto, mas esclarece que faz, desde 2020, uma medição do potencial eólico na Bacia de Campos.
“Serão avaliados diversos aspectos da geração eólica offshore, de modo a identificar seus gargalos e desafios técnicos, considerando as particularidades de uma das regiões do país com maior potencial de geração offshore, que também apresenta potencial para integração com a descarbonização das atividades de E&P [exploração e produção da Petrobras”, diz o comunicado.
Segundo a estatal, o projeto-piloto, assinado nessa terça-feira, se soma ao protocolo de intenções divulgado em 3 de dezembro de 2023 para avaliação de um centro de captura e armazenamento de gás carbônico no Norte Fluminense.