Paraguai anuncia condições para licitação do 5G
A Comissão Nacional de Telecomunicações (CONATEL) do Paraguai anunciou a abertura da Licitação Nº 01/2025 para outorga de licenças destinadas à prestação de serviços de telefonia móvel celular, acesso à internet e transmissão de dados na faixa de 3.500 MHz.
A chamada foi aprovada e define os requisitos e condições técnicas para a operação e exploração da faixa, como parte da estratégia nacional de ampliação da conectividade digital.
De acordo com o edital, será admitida qualquer tecnologia que atenda aos critérios do projeto e assegure qualidade adequada de serviço, desde que esteja em conformidade com os padrões do 5G (Release 15 do 3GPP ou superior).
Um ponto central do processo será a coordenação técnica entre operadoras que atuem em subfaixas contíguas, as quais deverão firmar acordos para garantir o uso eficiente do espectro. Também será exigida sincronização de redes no intervalo entre 3300 e 3700 MHz. Caso necessário, a CONATEL poderá determinar a sincronização transfronteiriça com operadoras de países vizinhos.
Cronograma da licitação:
Prazo para envio de dúvidas e pedidos de esclarecimento: até 10 de julho de 2025, às 15h30
Respostas e esclarecimentos oficiais por parte da CONATEL: até 20 de julho de 2025, às 15h30
Recebimento das solicitações de participação: 4 de agosto de 2025
Abertura dos envelopes: 4 de agosto de 2025