Terça-feira, 5 de Agosto de 2025

Operadoras móveis gastam US$ 25 bilhões por ano com energia no mundo

As operadoras móveis gastam cerca de US$ 25 bilhões por ano com energia para as suas redes, afirmou Eduardo Castañon, vice-presidente comercial para o norte da América Latina e Caribe da Ericsson, durante apresentação no M360 Latam, evento da GSMA organizado na Cidade do México, nesta quinta-feira, 29.

E cerca de 80% do consumo de energia das redes móveis acontece na rede de acesso, estima Ralf Souza, vice-presidente da Amdocs, que participou do mesmo painel. Hoje existem 7 milhões de sites móveis no mundo.

Eficiência energética

A cada nova geração de telefonia celular, o consumo de energia da rede costuma aumentar. Foi assim, no 2G, no 3G e no 4G. A tendência é a mesma no 5G, especialmente pela necessidade de instalação de mais antenas, por conta do uso de uma frequência mais alta.

Porém, diversos fabricantes e operadoras vêm adotando medidas para conter esse aumento, com um uso mais eficiente da rede em termos de consumo de energia. A compactação dos equipamentos, a redução da quantidade de rádios em uma mesma torre e o uso de inteligência artificial para otimizar a rede têm contribuído para conter o aumento nos gastos com eletricidade.

Também há muito o que ser feito para otimizar o consumo de energia nas redes legadas. A Amdocs realizou um projeto para a Claro Argentina no qual mapeou toda a rede 2G e 3G da operadora identificando sites que podiam ter a potência reduzida ou até serem desligados, sem prejudicar o serviço. O levantamento proporcionou uma redução de 30% no consumo de energia da operadora.

Compartilhe: