Operadoras do Equador lançam Open Gateway com API de SIM Swap
Claro e Movistar (Telefônica) aderiram ao Open Gateway no Equador, começando pela API de SIM Swap, uma solução que permitirá detectar em tempo real mudanças de chip SIM associadas a um número móvel — um mecanismo fundamental na prevenção de fraudes digitais.
O serviço foi desenvolvido para que bancos, fintechs e seguradoras possam verificar, por meio de uma API, se o dispositivo de um usuário passou por uma troca de SIM imediatamente antes da realização de uma transação, o que representa um sinal de alerta para possíveis tentativas de fraude.
Francisco Corzo, diretor de Vendas da Claro, afirmou que a empresa já trabalha com parceiros financeiros e tecnológicos para adaptar essa solução às necessidades reais do país.
Por sua vez, Juan Francisco Flores, vice-presidente da Movistar Empresas, destacou que a iniciativa fortalece a segurança de milhões de clientes bancários no país, ao mesmo tempo em que reforça a confiança no ambiente financeiro digital.
Segundo Alejandro Adamowicz, diretor de Tecnologia e Estratégia para a América Latina da GSMA, o Open Gateway transforma as redes móveis em plataformas abertas que podem ser aproveitadas por empresas de diversos setores para criar melhores serviços digitais.
A iniciativa global GSMA Open Gateway foi apresentada no MWC Barcelona 2023 e já conta com 76 grupos de operadoras que representam cerca de 80% das conexões móveis do mundo.
Na América Latina, países como Argentina, Brasil, Chile, México e Peru já lançaram seus primeiros portfólios de APIs, e agora o Equador se junta à lista com o lançamento do SIM Swap.