Nokia lança plataforma de redes autônomas com IA treinada para telecom e parceria com Google Cloud
A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 18 de junho, o lançamento do Autonomous Network Fabric, conjunto de soluções baseadas em inteligência artificial voltadas à automação de redes de telecomunicações. O pacote inclui modelos de IA treinados especificamente para aplicações em redes telco, aplicações automatizadas, recursos de segurança integrados e capacidade de operação em ambientes multivendor e cloud-native.
De acordo com a companhia, a proposta é criar uma camada unificada de inteligência que integra observabilidade, análise de dados, segurança e automação em todos os domínios da rede. O objetivo é permitir que operadoras implementem redes autônomas capazes de atuar como um sistema adaptativo, independentemente do fornecedor ou da arquitetura.
O lançamento também marca a ampliação da parceria com o Google Cloud. A Nokia disponibilizará o Autonomous Network Fabric como aplicação SaaS na infraestrutura da Google, com opção de operação em nuvem pública, nuvem distribuída ou ambientes híbridos. Segundo a empresa, a integração permitirá a utilização de ferramentas como Vertex AI e BigQuery para monitoramento de redes em tempo real, detecção de anomalias, remediação automatizada de falhas e escalonamento sob demanda.
Rede unificada e explicação das ações da IA
Entre os recursos destacados estão a gestão unificada de dados, com base em arquitetura de data mesh, observabilidade de ponta a ponta, e IA explicável, baseada em modelos de linguagem treinados com dados do setor de telecom. A plataforma permite que operadoras construam novos produtos de dados em ambientes low-code e no-code, reutilizáveis em fluxos de automação.
Segundo a Nokia, o uso da IA explicável garante clareza sobre como os dados são interpretados, os motivos por trás de diagnósticos e as razões que justificam a adoção de determinadas ações.
“Clientes estão buscando redes totalmente autônomas, que dependem da qualidade dos dados. Não há boa IA sem bons dados. A plataforma da Nokia aplica nossa experiência em redes com IA orientada a agentes para acelerar os resultados dos clientes”, afirmou Kal De, vice-presidente sênior da Nokia.
Já Muninder Singh Sambi, vice-presidente do Google Cloud, destacou que a iniciativa conjunta visa aumentar a confiabilidade das redes e permitir a resolução proativa de problemas. Segundo ele, o projeto também se beneficia da colaboração com uma grande operadora europeia, com foco na construção de uma rede mais automatizada.
Cases e demonstração públicaA Nokia informará detalhes adicionais e fará demonstração do Autonomous Network Fabric durante o Digital Transformation World, evento que ocorre nesta semana. A solução também está integrada ao portfólio de dados da empresa e é compatível com os sistemas OSS/BSS. (Com assessoria de imprensa)