No Paraná, Copel já retirou 650 km de cabos ociosos de postes em 2025
A distribuidora de energia Copel, em ação conjunta com prefeituras do Paraná e com operadoras de telecomunicações, está realizando um processo de organização de cabeamento de Internet em situação irregular nos postes que já recolheu, desde o início do ano, de 650 km de fiação ociosa, correspondente a 80 toneladas.
A ação está ocorrendo em diversas cidades paranaenses. Segundo o gerente de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Fabrício Salmazo, diversas prefeituras têm solicitado à empresa suporte para retirar cabos soltos e sem uso, além de intervenções de poda de árvores junto à rede elétrica.
Segundo a companhia, a manutenção da fiação telefônica e de dados dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é tarefa das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel, relativas ao compartilhamento de postes.
“Cabe às distribuidoras de energia elétrica, como a Copel, fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam realizados dentro das normas legais e de segurança. Os prazos estipulados variam conforme a situação de campo. No caso do não cumprimento, há a previsão de multa e, como último recurso, o corte dos cabos”, explica a empresa de energia do Paraná.
As intervenções
Ficaram em andamento até esta sexta-feira, 8, operações de regularização de cabeamento nos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária e Paranaguá. Em Curitiba também há intervenções em curso no bairro CIC, o mais populoso da capital.
Na semana passada, a Copel também teve reuniões em Itaperuçu e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Morretes e Antonina, no Litoral, todas para combinar o trabalho conjunto com as administrações municipais e iniciar o processo de limpeza dos postes.
Em Cascavel, foram realizadas duas intervenções no período de um mês, com a retirada de mais de 300 quilos de fiação solta em importantes vias da cidade. Há outra ação programada para a cidade em setembro.
No mês de julho, ações de organização de cabeamento foram feitas em Pontal do Paraná, no Litoral, em Tijucas do Sul e Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba; em União da Vitória, no centro-sul paranaense, e em Telêmaco Borba, Castro e Ortigueira na Região dos Campos Gerais.