Sábado, 2 de Agosto de 2025

Myriota conecta com satélite 120 poços de petróleo na América Latina

A integradora EDGE Instruments e a Myriota, que fornece conectividade via satélite para IoT (Internet das Coisas), criaram uma solução para gestão de ativos em regiões remotas que já está atendendo mais de 120 poços de petróleo na América Latina.

A atuação envolve a Argentina (mais de 100 poços) e Brasil (mais de 20 poços entre Natal e Maceió). A solução desenvolvida pela dupla também está em operação na Bolívia e Colômbia, além do Kuwait, no Oriente Médio.

A solução combina o controlador eletrônico da EDGE com o módulo satelital da Myriota, possibilitando a coleta e envio de dados essenciais para a nuvem de qualquer localidade, sem a necessidade de torres ou infraestrutura celular.

Para a Myriota, a iniciativa também pode funcionar como uma ferramenta para reduzir desigualdades em outras regiões onde a conectividade é limitada, como a fronteira rural. Para as empresas, a colaboração demonstra que a conectividade via satélite de baixa potência é estratégica, tornando ferramentas de alta tecnologia acessíveis mesmo para pequenas e médias empresas.

Resultados
Segundo a Myriota, o uso da conectividade via satélite também resultou em melhorias operacionais significativas em campos de petróleo e gás: 50% menos desligamentos não planejados, 60% mais poços monitorados por dia, 40% de redução no tempo de resposta a falhas e até 12% de economia em custos de manutenção.

Além disso, foi relatada uma “notável” redução de visitas desnecessárias ao campo e um impacto ambiental positivo, com menor pegada de carbono.

Compartilhe: