Municípios do Planalto Norte são reconhecidos por avanços na gestão dos Resíduos Sólidos
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou, nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26, o Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD) em Xanxerê. O evento reuniu representantes de 178 municípios catarinenses e teve como foco a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
Com a participação de mais de 600 pessoas, o encontro buscou fortalecer a colaboração entre o Estado e os municípios na gestão de resíduos e na implementação da logística reversa. Durante o evento, municípios do Planalto Norte compartilharam suas experiências de sucesso, receberam equipamentos e foram homenageados com o Troféu Formiguinha por suas contribuições ao PLD.
Zenici Dreher Herbst, coordenadora regional do Meio Ambiente da Codam de Canoinhas do IMA, destacou que a adesão ao PLD permitiu que os municípios começassem a planejar e desenvolver ações para o recolhimento e a destinação adequada de materiais da logística reversa. Graças a parcerias, Termos de Cooperação e Acordos Setoriais, sem custos para os municípios, houve um aumento significativo no descarte correto de pneus inservíveis, pilhas, eletroeletrônicos e lâmpadas.
HISTÓRICO
O primeiro município do Planalto Norte a aderir ao PLD foi Irineópolis, em março de 2023. Seguiram-se Major Vieira, em abril; Bela Vista do Toldo e Três Barras, em julho; Canoinhas, em outubro; e Porto União, que se juntará ao programa em janeiro de 2025. “Atingimos 100% de adesão dos municípios da área de abrangência da Codam de Canoinhas”, comemorou Zenici.
RECONHECIMENTO
Para aprimorar ainda mais as ações dos municípios, durante o Encontro Estadual do PLD, Três Barras e Irineópolis receberam um computador cada. Os equipamentos foram montados a partir da reutilização de resíduos eletroeletrônicos, doados pela Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, uma operadora contratada pela Entidade Gestora (Green Eletron) responsável pela logística reversa nesse segmento.
Além disso, Canoinhas, Porto União e Bela Vista do Toldo foram agraciados com o “Troféu Formiguinha” em reconhecimento ao trabalho realizado em 2025 no aprimoramento da gestão dos resíduos sólidos.
“É realmente um trabalho de formiguinha, que demanda boa vontade, persistência e comprometimento com a causa ambiental e de saúde pública. É gratificante ver as pessoas se engajando e entendendo a importância de cada um fazer a sua parte”, finalizou Zenici.
