Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

Mavenir reduz aposta em Open RAN e investe em IA para redes

A Mavenir anunciou nesta segunda-feira, 16 de junho, uma reestruturação financeira que marca também uma inflexão estratégica em sua atuação no mercado global de infraestrutura de redes. A empresa, uma das principais promotoras da arquitetura Open RAN nos últimos anos, informou que irá concentrar seus esforços em negócios mais rentáveis, como o segmento de Mobile Core e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA). Ao mesmo tempo, irá reduzir o escopo dos investimentos em Open RAN, mantendo foco em software para redes 4G e 5G.

A mudança de rumo ocorre no contexto de uma ampla transação de recapitalização com seus credores, liderada por seu acionista controlador, o fundo de private equity Siris. O acordo prevê a eliminação de mais de US$ 1,3 bilhão em dívidas da Mavenir e a entrada de US$ 300 milhões em novo financiamento sênior, além de um crédito subordinado adicional estruturado entre Siris e outros credores participantes. A expectativa é de que a operação seja concluída em quatro a seis semanas.

Menos hardware, mais software
Embora continue atuando no ecossistema Open RAN, a Mavenir deixará de expandir investimentos em hardware e concentrará sua atuação no desenvolvimento de software para redes de acesso 4G e 5G. A empresa manterá a propriedade intelectual relacionada ao hardware e prestará suporte aos clientes que já utilizam suas soluções.

Ao mesmo tempo, a companhia planeja acelerar aportes em IA aplicada ao Core de rede e ao Open RAN, com foco em redes autônomas e produtos baseados em inteligência artificial. A estratégia visa habilitar uma pilha de rede nativa em IA, operável em múltiplos ambientes de nuvem, alinhando-se a uma visão de redes inteligentes, programáveis e automatizadas.

Reposicionamento após reestruturação
Com atuação em mais de 120 países e fornecedora de soluções para mais de 300 operadoras, a Mavenir aposta agora em maior rentabilidade e previsibilidade financeira. “Estamos dobrando a aposta em nossa expertise em software para entregar uma pilha telco completa e nativa em IA”, afirmou Pardeep Kohli, CEO da empresa.

A Siris continuará como acionista majoritária da Mavenir após a operação. “Ao fortalecer nossa estrutura de capital, estaremos mais bem posicionados para executar nossa estratégia e investir em inovação”, disse Hubert de Pesquidoux, presidente executivo da Mavenir e sócio da Siris.

Compartilhe: