Lixo eletrônico e o importante descarte correto em Balneário Camboriú
Pesquisa sobre Resíduos Eletrônicos no Brasil, realizada em 2025, pela Green Eletron, em parceria com o Instituto Radar Pesquisas, mostrou que 66% da população sabe o que é lixo eletrônico e 8 em cada 10 entrevistados conhecem pontos de coleta.
O descarte aumentou 10% desde 2021, mas ainda enfrenta barreiras, segundo avaliou Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
“Os dados reforçam que o brasileiro está mais consciente, mas a falta de informação e a conveniência ainda pesam. Saber onde e como descartar é o grande desafio”, disse Brescansin.
Em Balneário Camboriú, o lixo eletrônico pode ser descartado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Prefeitura, em ecopontos específicos, ou em pontos de coleta permanentes de entidades como a Acibalc (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú).
Lixo eletrônico que pode ser descartado em um PEV
Linha Verde: Computadores, notebooks, tablets, celulares e acessórios.
Linha Marrom: TVs, monitores (tubo, LCD, LED), aparelhos de DVD/VHS, equipamentos de áudio, filmadoras.
Também podem ser descartados nestes dois pontos, batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, aspiradores de pó, cafeteiras, geladeiras, fogões, lavadoras de roupa/louça, condicionadores de ar, micro-ondas, pilhas, baterias, cabos, impressoras, telefones, etc..
Os dois PEVs são mantidos pela prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com a empresa Ambiental:
PEV Bairro dos Estados: Avenida Santa Catarina, nº 801, ao lado da Secretaria de Obras.
PEV Bairro da Barra: Avenida Hermógenes Assis Feijó, esquina com a Rua Adaci Santos Gomes.
O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.
Descarte nos Ecopontos
Balneário Camboriú tem oito Ecopontos: Praça do Pescador (Barra), Terceira Avenida com Rua 2870, Avenida Palestina com Rua Paraguai, Praça Higino Pio e quatro com autoatendimento/24h: Taquaras, Estados, Praia dos Amores e Nova Esperança.
Acibalc tem posto de Coleta Permanente
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC), por meio do Núcleo ESG, mantém em sua sede um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.
De acordo com a presidente da ACIBALC, Monique Di Pietro, ao longo do projeto que iniciou há mais de 7 anos, já foram destinadas corretamente mais de 20 toneladas de lixo eletrônico.
“Somente no último ano, ultrapassamos a marca de duas toneladas recebidas. Os números mostram a relevância da iniciativa, mas também evidenciam a necessidade de ampliar a conscientização da população sobre o descarte adequado desse tipo de resíduo”, destaca.
Além do impacto ambiental positivo, o projeto também gera retorno social. A cada 10 toneladas de materiais recolhidos, a ACIBALC realiza a doação de um computador remodelado para uma instituição carente.
Em 2025, a entidade beneficiada foi a APDF Roda do Bem, que recebeu um equipamento recondicionado para apoio às suas atividades.
O que pode ser descartado no PEV da ACIBALC
O Ponto de Entrega Voluntária da ACIBALC recebe diversos tipos de equipamentos e componentes eletrônicos, entre eles:
CPUs e componentes (fontes, placas eletrônicas, memórias, processadores);
TVs e monitores;
Mouses, teclados, estabilizadores, nobreaks e modems; Notebooks e acessórios;
Impressoras, scanners e aparelhos de fax;
Telefones fixos, celulares e fones de ouvido;
Aparelho reprodutor de CD e DVD;
Câmeras fotográficas;
Cabos e fios em geral;
Pequenos eletrodomésticos, como ferro de passar, secador e aspirador;
Pilhas
O programa de coleta é realizado em parceria com a Weee.do, empresa especializada em logística reversa e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, garantindo a destinação ambientalmente adequada dos materiais recolhidos.
Os descartes podem ser feitos diretamente na sede da Acibalc, na Rua 1822, nº 145, sala 05, no Centro de Balneário Camboriú.
