Domingo, 3 de Agosto de 2025

Junho Verde: Parque aquático investe em central de reciclagem e ESG; saiba detalhes

O Valparaíso Adventure Park inaugurou uma nova central dedicada à gestão consciente de resíduos sólidos no mês de março, promovendo sustentabilidade e bem-estar social. Localizado nas proximidades do complexo, em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), a central de reciclagem será dividida em cinco baias distintas para categorias específicas de materiais (orgânico, vidro, metal, papel e plástico).

Em 2023, foram destinadas quase 5 toneladas de produtos à reciclagem, incluindo materiais como madeira, papelão, garrafas pet, ferro, alumínio, entre outros. Com a nova central, o parque estima dobrar a coleta e envio para reciclagem em 2024, chegando a 10 toneladas no ano.  

Acreditamos que a adoção dessas práticas fortalece ainda mais nossa empresa e, o mais importante, contribui com um futuro mais sustentável”, disse José Carlos Madeira, fundador e diretor do Valparaíso Adventure Park. 

Atualmente, vidros, papéis e metais passam por um processo de triagem que resulta em uma redução de 60% no volume de resíduos a ser recolhido pelos serviços de coleta. Os restos de madeiras, por exemplo, são utilizados como fertilizante natural, depois do apodrecimento, e viram adubo para a reserva florestal do parque, que possui mais de 7 hectares de conexão com a natureza e preservação. 

Sobre o Valparaíso Adventure Park

Fundado em 2009 pela família Madeira, o Valparaíso Adventure Park é o maior parque de aventuras do Maranhão, oferecendo uma combinação de atividades aquáticas e radicais.

Localizado em uma reserva florestal de sete hectares, o parque oferece 13 atrações, incluindo uma tirolesa de 220 metros que atravessa a reserva e a Isla Negra, uma piscina de ondas com capacidade para 1.800.000 litros de água.

Desde 2021, o parque passou por um rebranding e reforçou seu compromisso com inovações tecnológicas e segurança, mantendo sua essência de promover turismo e gastronomia de qualidade. 

 

Compartilhe: