Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

Inmetro promove 5ª edição do Diálogo com o Setor Produtivo

Com o objetivo de ouvir os anseios das indústrias e promover um ambiente de negócios mais eficiente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, na quarta-feira (11), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a quinta edição do Diálogo com o Setor Produtivo.

O encontro reuniu representantes de 17 segmentos industriais para discutir melhorias regulatórias, apresentar os resultados das edições anteriores e planejar ações futuras voltadas ao fortalecimento da competitividade da indústria nacional.

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, destacou a importância estratégica do setor produtivo no processo regulatório:

“Estamos aprimorando os sistemas existentes e acompanhando as revoluções tecnológicas. Ao Inmetro cabe exercer a vigilância e a fiscalização do mercado, garantindo o cumprimento dos regulamentos. Para avançarmos em questões técnicas mais específicas e atuarmos como aliados da competitividade no nosso país, contamos com o conhecimento e a expertise do setor produtivo”.

Brito também ressaltou o papel institucional do evento:

“Estamos seguindo as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) ao promover encontros setoriais como este. É uma oportunidade de apresentar os resultados da edição anterior, identificar as demandas atuais e discutir os encaminhamentos adotados para solucioná-las”.

A abertura do encontro foi conduzida por Antonio Carlos Teixeira, diretor titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, que reforçou a relevância da parceria com o Inmetro:

“Este encontro foi mais um passo na construção de um ambiente regulatório que favorece a inovação, a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira”.

O 5º Diálogo com o Setor Produtivo reafirma o compromisso do Inmetro com a escuta ativa, o alinhamento das demandas setoriais e a promoção de um ambiente regulatório mais eficiente, transparente e colaborativo.

Lançamento do PROFAE

Durante o evento, foi lançado o Programa Nacional de Combate às Fraudes Eletrônicas (PROFAE), uma iniciativa do Inmetro voltada ao fortalecimento das ações de fiscalização e ao aprimoramento do controle como os equipamentos utilizados na comercialização de combustíveis, promovendo mais segurança, transparência e confiança para os consumidores.

O lançamento do PROFAE representa um marco para o Sistema Inmetro, ao reforçar a atuação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) no enfrentamento às fraudes eletrônicas que afetam negativamente a economia e os direitos dos consumidores.

A implantação do programa é acompanhada por uma série de treinamentos voltados à capacitação dos profissionais da Rede, assegurando que todos estejam tecnicamente preparados para identificar e combater irregularidades durante as ações de fiscalização em campo.

Simultaneamente, operações estão sendo realizadas em diversas regiões do país como resposta firme e coordenada às práticas fraudulentas que comprometem a integridade do mercado de combustíveis.

Esse trabalho é conduzido pela Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro (Dimel) e Diretoria de Inovação, Planejamento e Articulação Institucional (Dplan), do Inmetro, com o apoio de 11 laboratórios especializados no combate a fraudes eletrônicas, localizados nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As ações do PROFAE ocorrem de forma integrada com órgãos delegados do Inmetro, Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Ministério Público e as forças de segurança pública, com o objetivo de garantir conformidade, segurança e transparência em toda a cadeia de produção, comercialização e consumo de combustíveis.

Veja as 17 entidades participantes do Diálogo:

ABIMAETAL – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos para os Setores Siderúrgico e Metalúrgico
ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios
ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares
ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas
ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação
ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
SIBAPEM – Sindicato Interestadual da Indústria de Balanças, Pesos e Medidas
SIAMFESP – Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo
SICETEL – Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Produtos de Aço
SINBVIDROS – Sindicato Nacional da Indústria de Vidros
SINDILUX – Sindicato da Indústria de Luminárias e Iluminação
SINDIPEÇAS – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores
SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários
SITIVESP – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo

Compartilhe: