Domingo, 31 de Agosto de 2025

Governo da Austrália proíbe YouTube para menores de 16 anos

Depois de proibir as redes sociais Facebook, Instagram, Snapchat, TikTok e X para menores de 16 anos, a Austrália vai banir também o YouTube para esse público. Com isso, as big techs terão que impedir que crianças tenham conta na plataforma de streaming de vídeo sob pena de multas de cerca de 50 milhões de dólares australianos (aproximadamente US$ 32 milhões).

Em conversa com a CNN, um porta-voz do YouTube disse que a decisão de incluir a plataforma de vídeo vai contra aquela firmada anteriormente com o governo australiano de tratar o site como uma ferramenta educacional.

Vale dizer que o YouTube Kids não será incluído na proibição porque não permite que usuários enviem vídeos ou comentem neles. Outro ponto é que a regulação proíbe que as crianças tenham contas na plataforma, mas não as impede de assistir aos vídeos do YouTube.

YouTube e o conteúdo nocivo
De acordo com o governo, a tomada de decisão aconteceu após a divulgação de uma pesquisa neste mês pela reguladora independente australiana, a Comissão eSafety. Nela, 37% das crianças entrevistadas relataram ter visto conteúdo nocivo na plataforma.

Conteúdo nocivo inclui ideias sexistas, misóginas ou de ódio, desafios perigosos online ou vídeos de brigas, além de conteúdos que incentivam hábitos alimentares ou de exercícios não saudáveis. A proibição entra em vigor no dia 10 de dezembro.

Compartilhe: