Globo vai montar rede privativa 5G no Maracanã
A Globo planeja montar uma rede privativa 5G no Maracanã para a transmissão ao vivo de jogos de futebol. A emissora vai aproveitar a experiência bem-sucedida com a transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano com essa tecnologia. A diferença é que em vez de uma rede temporária, como a que foi montada e desmontada na Marquês de Sapucaí, a do Maracanã será permanente, contou Tiago Facchin, gerente de tecnologia do Grupo Globo, durante palestra no 5º MPN Forum, evento organizador por Mobile Time nesta quinta-feira, 26, em São Paulo.
A própria Globo vai comprar as antenas 5G que serão instaladas no teto do Maracanã.
Ainda não foi decidido qual partida será a primeira com envio de imagens por 5G, mas a ideia é que seja alguma de impacto, envolvendo grandes clubes.
Globo com 5G no Carnaval
No Carnaval do Rio de Janeiro deste ano a Globo instalou quatro torres com antenas 5G com um canal de 100 MHz na faixa de 3,7 GHz, sem handover entre as áreas de cobertura.
Foram utilizadas sete câmeras sem fio com envio de imagens 5G distribuídas entre a concentração e o meio da avenida. A rede conseguiu uma velocidade de uplink de 25 Mbps de vídeo em HEVC com uma taxa de latência de 5 frames, sincronizados com as demais câmeras através do sistema de produção remota da emissora.
Ao longo de quatro dias e 18 desfiles, a Globo transmitiu 21 horas de Carnaval ao vivo. Desse total, 45% das imagens foram captadas e enviadas pelas sete câmeras com 5G privativo e 52% com as demais câmeras. Além disso, 3% das imagens trafegaram através de 5G em rede pública com network slicing.