Eutelsat garante participação do Reino Unido em novo financiamento
A Eutelsat garantiu um aporte de 163,3 milhões de euros do governo do Reino Unido, elevando seu novo financiamento de capital para 1,5 bilhão de euros. Após esses investimentos, o Reino Unido terá 10,8% da operadora.
Assim, os britânicos serão um dos principais sócios da empresa de satélites, ao lado da França, com 29,6% da Eutelsat, e da Bharti Space Limited, com 17,8%.
Esse capital adicional do Reino Unido foi somado a uma rodada de 1,35 bilhão de euros liderada pela França no mês passado, e será usado para expandir a constelação de satélites em órbita terrestre baixa (LEO) da satelital, com o objetivo de competir com a Starlink de Elon Musk. O Reino Unido já era investidor da empresa após ajudar a resgatar a OneWeb (que se fundiu com a Eutelsat).
Em comunicado, a nação enfatizou a importância da conectividade por satélite para a segurança nacional. Vale lembrar que a Eutelsat fará investimentos de cerca de 2 bilhões de euros para o programa espacial IRIS2 da União Europeia. Recentemente, a empresa também fechou um contrato de até 1 bilhão de euros para fornecer serviços de conectividade às Forças Armadas da França.