EAF encerra programa Siga Antenado com 5 milhões de parabólicas entregues
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) encerrou o programa Siga Antenado após garantir a instalação da nova parabólica digital para 5.018.936 milhões de famílias de baixa renda no País, como parte dos compromissos associados ao leilão 5G de 2021.
A ação concluiu o período de agendamento para retirada das parabólicas no último dia 30 de junho. Segundo a EAF, a iniciativa beneficiou inscritos no CadÚnico em 5.479 municípios de todas as regiões brasileiras com as substituição das antenas.
Agora, o desligamento definitivo do sinal das antenas parabólicas tradicionais em banda C será realizado até 31 de dezembro de 2025. A partir dessa data, todas as residências que ainda utilizam esse tipo de antena precisarão estar equipadas com antenas digitais em banda Ku para continuar acessando a TV aberta.
Histórico
Lançada em 2022, a iniciativa Siga Antenado foi uma política pública coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a EAF e supervisão da Anatel. Ela foi criada como contrapartida do leilão do 5G e financiada com recursos do certame.
Além de levar a nova parabólica digital gratuitamente à população, o programa também permitiu a liberação completa da faixa de 3,5 GHz, que possibilitou a implementação do 5G em todo o território nacional. A limpeza da faixa foi concluída 14 meses antes do prazo previsto.
“A cada nova parabólica instalada, entregamos dignidade, acesso à informação e conteúdo de qualidade e esse é o nosso legado. O Siga Antenado foi um projeto de alta complexidade, que exigiu logística nacional e desenvolvimento de soluções sob medida, que nos mostra que é possível avançar com responsabilidade social, sem deixar ninguém para trás”, comemorou o CEO da EAF, Leandro Guerra.