Brasil é campeão mundial no uso da IA generativa
O Brasil superou a média mundial no uso de inteligência artificial (IA) generativa, segundo pesquisa feita pelo Google em parceria com a Ipsos. O levantamento, feito com 21 mil pessoas em 21 países, incluindo o Brasil, mostra que 54% dos brasileiros afirmaram ter usado a tecnologia em 2024, enquanto a média no cenário global foi de 48%.
O estudo também revelou que 65% dos brasileiros confiam no potencial da IA para contribuir com diferentes áreas da vida, índice acima da média global de 57%. No país, 72% afirmaram também que usam as ferramentas para aprendizagem ou para atividades escolares.
No ambiente profissional, 78% dos entrevistados do Brasil usam a tecnologia. Para 60% deles, a IA pode gerar mais empregos, enquanto a preocupação de precisar trocar de profissão caiu de 20%, em 2023, para 15% em 2024.
O estudo mostra ainda que os brasileiros enxergam ferramentas como o ChatGPT como capazes de ajudar nos avanços em áreas como ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%).
No dia a dia, a IA é utilizada pelos brasileiros para pesquisas on-line (81%) e assistentes de escrita (85%). O levantamento ainda mostra que 87% usam a tecnologia para resolver problemas do cotidiano.