Ascenty e Casa dos Ventos fecham acordo de energia renovável de US$ 500 milhões
A geradora de energia Casa dos Ventos e a provedora de serviços de data centers Ascenty anunciaram nesta quarta-feira, 14, o fechamento de um contrato de energia renovável avaliado em mais de meio bilhão de dólares.
O acordo – segundo as empresas, o maior contrato de energia renovável em modelo de autoprodução para data centers na América Latina – prevê o fornecimento de 110 megawatts médios (MWm) para as operações da Ascenty na região.
O negócio também contempla uma participação societária da Ascenty em dois empreendimentos da Casa dos Ventos, previstos para entrar em operação em 2027, com capacidade instalada de mais de 15 gigawatts (GW).
Em nota, a Ascenty, dona de 38 data centers na América Latina, sendo 28 no Brasil, destacou que a parceria com a Casa dos Ventos vai permitir que a empresa evite a emissão de aproximadamente 5 milhões de toneladas de CO2 nos próximos anos – a empresa não especificou o prazo do contrato.
“Essa iniciativa representa o fortalecimento da nossa estratégia de descarbonização. A combinação das fontes de energia renovável e a segurança de um fornecimento de longo prazo oferecem maior previsibilidade para o crescimento das nossas operações em toda a América Latina”, afirma Christopher Torto, CEO da Ascenty.
Já a Casa dos Ventos vê o negócio como uma forma de avançar no segmento de data centers, fornecendo soluções de energia limpa por meio de acordos de longo prazo.
“Fornecer energia renovável através deste acordo evidencia o papel da Casa dos Ventos no suporte às novas demandas de infraestrutura e inovação no País”, ressalta Lucas Araripe, diretor-executivo da geradora de energia. “A nossa parceria foi pautada na complementaridade de fontes de energia renovável, robustez de fornecimento e visão de longo prazo”, acrescentou.
