Aneel autoriza início da operação de parque eólico da Eletrobras no Rio Grande do Sul
A Eletrobras informou, nesta quinta-feira (18), que recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial dos primeiros aerogeradores do Parque Eólico Coxilha Negra, em implantação no município de SantAna do Livramento, no Rio Grande do Sul.
Segundo a companhia, foram liberadas 14 unidades geradoras das 72 previstas para operarem na unidade. O investimento total é de R$ 2 bilhões, com capacidade instalada de 302,4 megawatts (MW). O empreendimento ocupará uma área de 8.644 hectares.
Até o momento, o Parque Eólico Coxilha Negra tem 41 aerogeradores completamente montados, divididos em quatro conjuntos, conforme a Eletrobras, em nota. Desses, 14 estruturas de Coxilha Negra 02 iniciaram operação comercial e outras nove estão operando na fase de testes.
Paralelamente, a usina 03 possui 14 aerogeradores com autorização para operação em teste, e avançam as obras de verticalização das primeiras torres de Coxilha Negra 04.
“A Eletrobras tem se aproximado de cumprir a meta de se tornar 100% renovável. Hoje, 97% da energia gerada pela empresa é limpa e nosso objetivo é elevar esse percentual, garantindo que sejamos Net Zero [emissões de gases de efeito estufa zeradas] em 2030, como definido no planejamento estratégico. Coxilha Negra está em sintonia com os objetivos da companhia, gerando empregos e contribuindo para a transição energética”, disse o vice-presidente de engenharia de expansão da Eletrobras, Robson Pinheiro Rodrigues de Campos, em nota.