Quinta-feira, 7 de Agosto de 2025

Anatel vai incentivar redes privativas 5G em ZPEs

As redes celulares privativas (RCPs) podem ser uma solução de conectividade para Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), sugeriu o superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinícius Caram, durante a palestra de abertura do 5º MPN Forum, evento organizado por Mobile Time nesta quinta-feira, 26, em São Paulo.

A agência reguladora pretende apoiar projetos-piloto de redes privativas 5G em ZPEs, estimulando parcerias com operadoras, startups e indústria. A agência vai atuar para facilitar o acesso ao espectro para essas redes locais. Além disso, pretende participar de uma articulação nacional em parceria com MCTI, MDIC, governos estaduais e setor produtivo para criar “ZPEs digitais”, como uma espécie de vitrine da neoindustrialização, explicou Caram.

As ZPEs são áreas industriais com incentivos fiscais e administrativos voltadas para a produção para exportação. Alguns exemplos são as de Pecém/CE, Paranaíba/PI e Rio Grande/RS.

Caram acredita que portos e aeroportos localizados em ZPEs podem se beneficiar de redes privativas 5G, assim como plantas industriais.

Vale lembrar que, recentemente, serviços de data centers foram incluídos na lista dos que podem fazer parte das ZPEs.

Compartilhe: