Quinta-feira, 7 de Agosto de 2025

Anatel faz fiscalização da qualidade de sinal móvel em festejos juninos

Como forma de garantir a conectividade durante os festejos juninos, o Governo Federal, por meio da Anatel, está executando um plano especial de fiscalização do sinal de Internet e telefonia móvel em comemorações no Nordeste.

Em junho, o plano de fiscalização está sendo executado em eventos como o São João de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Maracanaú (CE) e o Arraiá do Povo, em Aracaju (SE). Para isso, a agência tem utilizado equipamentos de medição móvel, semelhantes aos usados na Blitz da Telefonia, que avaliam cobertura, velocidade de download, estabilidade de chamadas e interferências no sinal.

A iniciativa envolve ações de fiscalização in loco, com a presença de agentes nos dias de maior movimentação nos locais das festas, realizando verificações técnicas e monitoramento do espectro de radiofrequência para prevenir interferências.

Com a atuação, a Anatel pretende verificar se os presentes nos eventos utilizam o sinal de Internet com qualidade, além de contribuir para que não haja interferências que possam atrapalhar a comunicação com a polícia, bombeiros, Samu e Defesa Civil.

“A conectividade se tornou essencial, principalmente em eventos que reúnem milhares de pessoas. O trabalho da Anatel é fundamental para garantir não apenas o uso da Internet, mas também a comunicação com serviços de emergência”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Qualidade
A cada ano, a Anatel mapeia e seleciona os eventos com maior relevância e demanda por serviços de telecomunicações, como festas juninas, o Carnaval, corridas automobilísticas e eventos de escala global, como a COP30 deste ano, que ocorrerá em Belém.

“A presença da agência nesses eventos tem contribuído para sensibilizar as operadoras a promoverem melhorias significativas na infraestrutura de rede, como a instalação de estações temporárias nas áreas de maior concentração de público”, explica Leonardo Lago, gerente da Unidade Operacional de Sergipe, responsável pelas operações.

Compartilhe: