Anatel e CPQD realizam o 28.º Fórum de Certificação de Produtos para Telecomunicações
O CPQD recebeu em suas instalações, em Campinas, o 28.º Fórum de Certificação de Produtos para Telecomunicações da Anatel, que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os diversos atores envolvidos no processo de avaliação da conformidade de produtos de telecomunicações, fortalecendo a cooperação entre a Agência, os organismos de certificação designados (OCDs), os laboratórios de ensaio, a indústria e a academia.
Realizado em parceria com o CPQD, o fórum contou com a presença de várias autoridades da Anatel na sessão de abertura – entre elas, Vinicius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, e Gesiléa Fonseca Teles, superintendente de Fiscalização. Como anfitrião do evento, o presidente Sebastião Sahão Junior saudou os convidados, reforçando a satisfação da organização em abrigar esse fórum tão importante para o setor, e destacou a parceria de longa data mantida entre o CPQD e a Anatel – seja por meio da participação em discussões de regulamentos e metodologias, seja pela atuação como OCD ou, ainda, pelo amplo leque de ensaios para produtos de telecomunicações realizados em seus laboratórios. “São 28 anos de parceria, em que a Anatel sempre apoiou o CPQD e o CPQD sempre buscou ser um braço de suporte tecnológico da Anatel”, ressaltou o presidente.
Entre os assuntos abordados nas mesas redondas e palestras realizadas no evento, destacam-se o combate à pirataria no setor, TV 3.0 e atualizações regulatórias, avaliação da conformidade em data centers, segurança cibernética, auditoria em fornecedores de produtos de telecomunicações para prestadoras e, ainda, requisitos e procedimentos para certificação IPv6 em equipamentos com interface WiFi. A programação incluiu também uma palestra sobre o tema logística reversa e boas práticas ESG, proferida por representante da Green Eletron – Gestora de Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
“Esse é um fórum de excelência técnica, estratégica e importante para todos; um trabalho silencioso mas essencial para a população brasileira”, ressaltou o superintendente Vinicius Caram, da Anatel. “Há anos, o CPQD tem sido parceiro da Anatel, ajudando a desenvolver tecnologias e soluções para que possamos levar serviços de telecomunicações para todo o Brasil”, acrescentou Gesiléa Fonseca Teles, também superintendente da Agência.
