Terça-feira, 5 de Agosto de 2025

Anatel apreende produtos eletrônicos piratas em depósitos de e-commerce

Equipes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estiveram nas centrais de distribuição das principais plataformas de comércio eletrônico do país para coibir o comércio de produtos falsificados.

Desde 2022, a agência tem buscado promover maior conscientização das redes varejistas online sobre a importância da proteção ao consumidor quanto ao comércio indevido de produtos irregulares de telecomunicações em suas plataformas.

As ações mais recentes ocorreram em endereços localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

O conselho, responsável pela liderança das ações do PACP (Plano de Ação de Combate à Pirataria), reconhece a necessidade de intensificar as iniciativas da Anatel junto aos marketplaces.

“Assim como representantes de qualquer outro segmento do comércio, eles não podem postergar a adoção de medidas efetivas para combater a comercialização de produtos de telecomunicações não homologados. Essa prática sujeita o consumidor a possíveis danos decorrentes da compra de equipamentos irregulares”, afirmou o representante do conselho.

Um dos objetivos da agência é o estabelecimento de medidas adequadas para o bloqueio da venda de produtos irregulares e a retirada de anúncios relacionados a esses itens.

 

Compartilhe: