Domingo, 14 de Dezembro de 2025

Âmbar adquire três termoelétricas no Acre

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, dos irmãos Batista, anunciou ontem a compra de três termoelétricas no Acre, pertencentes à empresa Rovema. As usinas somam 69,4 megawatts (MW) de potência instalada e são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 30 mil unidades consumidoras, o que equivale a cerca de 20% das ligações elétricas do Estado.

A aquisição marca a entrada da Âmbar no Acre e também representa uma expansão geográfica da companhia, que passará a atuar em 11 Estados brasileiros.

O valor do negócio não foi informado e a conclusão da operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores – a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

As usinas adquiridas são movidas a óleo combustível e operam em diferentes localidades do Acre: a termoelétrica Cruzeiro do Sul, de 52,8 MW; a Feijó (7,2 MW); e a Tarauacá (9,4 MW), localizadas nos municípios de mesmo nome. “Reafirmamos nosso compromisso com a segurança energética e com o fornecimento contínuo de energia às comunidades locais. As usinas do Estado são decisivas para esse propósito”, disse em nota o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.

A Âmbar vem num forte movimento de aquisições de usinas termoelétricas. E há uma semana fechou a compra da participação da Eletrobras na Eletronuclear, responsável pela operação das usinas de Angra 1 e 2.

Compartilhe: