“Acesso aos serviços digitais do governo deveria ser gratuito”, defende Baigorri
Ao discutir as estratégias do governo federal, durante o painel de abertura da segunda edição do Tech Gov Fórum Brasil, nesta terça-feira, 24, em Brasília, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, argumentou que muitos brasileiros não têm serviços digitais do governo porque o cidadão não consegue acessá-los devido ao custo, e defendeu uma forma de garantir o acesso livre.
“Hoje muitos serviços digitais são oferecidos pelo governo federal para os cidadãos. Mas muitas pessoas os utilizam por meio de celulares pré-pagos, e a população acaba ficando sem serviço porque não consegue acessá-los após gastar o próprio pacote de dados. A gente entende que o serviço público deveria ser de graça, que esse acesso seja ofertado gratuitamente”, explicou Baigorri.
Ao ressaltar a opinião, o presidente da Anatel citou os serviços da própria instituição, em que o cidadão não paga nada, em franquias ou minutos, para entrar em contato com os call centers da agência. “Na Anatel, a gente garante que a coletividade exista para que os serviços possam chegar ao cidadão.”
O diretor do Departamento de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, David de Oliveira Penha, concordou e lembrou: “uma parcela da população brasileira não terá acesso aos serviços [públicos digitais]”.
Ao mencionar os desafios para a área digital, autoridades argumentaram que a transformação digital é um processo de Estado. “Só existe governo digital se nós tivermos a conectividade”, disse Rodrigo Assumpção, superintende de Relações com Clientes do Governo Digital do Serpro.
O evento contou com a participação de órgãos como Telebras, Dataprev, Receita Federal, INSS, CNJ, Serpro, Telebras, PRODs, ministérios e secretarias do Brasil.