Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Distribuidoras denunciaram ‘gatos’ de energia solar em até 69% dos casos fiscalizados

Distribuidoras de energia elétrica de todo o País abriram uma força-tarefa contra instalações irregulares de painéis de energia solar e encontraram os “gatos” em até 69% dos casos fiscalizados. As informações, obtidas pelaColuna, foram enviadas pelas companhias à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que investiga o caso. O governo federal vê risco de sobrecarga, instabilidade e até apagões no sistema elétrico. Além do impacto operacional, o problema gera custos à maioria dos consumidores, uma vez que os usuários de energia solar recebem subsídios custeados por todos. A disparada de painéis solares instalados sem registros foi relatada à agência por Enel, Neoenergia – que também atua em São Paulo – e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

• FLAGRA. Em Minas, a Cemig disse que, após 1,4 mil verificações em campo, em 69% foi possível “identificar e caracterizar a injeção à revelia”. Em todos os casos, foi aberto um processo administrativo para regularizar a situação e cobrar de volta os benefícios obtidos pelos clientes na fatura.

• CORRENTE. A Neoenergia, que atua em São Paulo e outras 6 unidades da Federação, relatou 53% de centrais irregulares: 8,8 mil casos entre 16,3 mil inspeções. Em São Paulo, a Enel apontou indícios de “gatos” em 18% de 250 centrais de energia solar monitoradas.

• CHAMA O VAR. Para fazer frente à disparada de painéis de energia solar instalados sem registro, as distribuidoras reforçaram a fiscalização com drones, para inspecionar o telhado dos imóveis. Em Minas, a Cemig prevê denunciar ao conselho profissional os engenheiros responsáveis por projetos de energia solar irregulares.

• SUMIDO. O fim da escala 6×1, votado ontem na Câmara, mobilizou até deputados pouco vistos em Brasília. É o caso de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP). Autora de uma das propostas, Hilton participou de poucos encontros na comissão especial. Ontem, contudo, passou o dia dedicada a aprovar o texto.

• BICO. Políticos da oposição, especialmente do PL, não escondiam o incômodo com a votação do fim da 6×1, que dominou a Câmara ontem. Nos bastidores, bolsonaristas repetiam que a matéria foi a votação “sem debate” e que o governo Lula vai colher os louros da aprovação. Diziam ainda que estavam sendo “obrigados” a votar sim, o que veem como uma demanda do eleitor.

• PALAVRA. Em público, por outro lado, os parlamentares bolsonaristas tentaram se apropriar da proposta governista ao defender a vigência imediata da escala de trabalho 4×3.

• MALA… O presidente da Câmara, Hugo Motta, está entre as autoridades que irão na próxima semana ao Fórum de Lisboa, organizado pelo decano do STF, ministro Gilmar Mendes. Também comparecerão ao “Gilmarpalooza” os ministros do STF Alexandre de Moraes e Flávio Dino; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

• …FEITA. O evento, que reúne altas autoridades dos três Poderes, empresários, advogados e lobistas, promete aos participantes “ampliar conexões estratégicas” e vende ingressos de R$ 1,2 mil.

Compartilhe: