Samsung valida vRAN com chip Intel em estratégia para atender redes 6G

A Samsung Electronics anunciou nesta segunda-feira, 14 de janeiro, a conclusão da primeira chamada comercial do setor com sua solução de RAN virtualizada (vRAN) equipada com os novos processadores Intel Xeon 6, em uma rede ativa de uma operadora Tier 1 nos Estados Unidos. A solução foi executada em um único servidor COTS da Hewlett Packard Enterprise, utilizando a plataforma de nuvem da Wind River.
O teste validou a capacidade de consolidar múltiplas funções de rede — como núcleo móvel, acesso de rádio, transporte e segurança — em um único servidor, operando com até 72 núcleos e aceleração dedicada para aplicações de inteligência artificial (AI) e vRAN. Segundo a Samsung, essa arquitetura reduz o consumo de energia, simplifica a operação da rede e permite ganhos de CAPEX e OPEX.
A empresa afirma que o avanço confirma a vRAN como base técnica para redes nativas de AI e preparadas para o 6G. O teste marca uma evolução em relação à primeira chamada de ponta a ponta realizada em laboratório em 2024, também com o Intel Xeon 6.
“Este avanço representa um grande salto na virtualização e na eficiência das redes. Isso confirma a prontidão dessa tecnologia de ponta para o uso em condições reais de rede, demonstrando que as implementações de vRAN em servidor único podem atender aos rigorosos padrões de desempenho e confiabilidade exigidos pelas principais operadoras”, afirmou June Moon, vice-presidente executivo e head de P&D da divisão de Redes da Samsung.
O novo processador Intel Xeon 6 traz melhorias no processamento de cargas de AI, maior largura de banda de memória e eficiência energética. A Samsung destaca o uso de extensões Intel AMX e vRAN Boost, que aceleram funções específicas para redes e inteligência artificial.
“Com o SoC Intel Xeon 6, que oferece um maior número de núcleos e aceleração integrada para AI e vRAN, as operadoras passam a contar com a base computacional necessária para redes nativas de AI e preparadas para o futuro”, declarou Cristina Rodriguez, vice-presidente da Intel para Network & Edge. Segundo ela, a colaboração com Samsung, HPE e Wind River permite maior consolidação de funções e redução de custos operacionais.
A vRAN da Samsung é compatível com múltiplos elementos de rede virtualizados e faz parte de um portfólio que inclui soluções 5G, Open RAN, AI-RAN, core de rede, redes privadas e ferramentas de automação com inteligência artificial. A empresa afirma que continuará expandindo suas parcerias tecnológicas para suportar redes mais escaláveis, programáveis e eficientes. A sul-coreana fornece para redes principalmente no país de origem e nos EUA. (Com assessoria de imprensa)
