Domingo, 30 de Novembro de 2025

Instituto Escola Conectada se torna Redes do Futuro em nova fase

O Instituto Escola Conectada anunciou uma nova fase do projeto. Agora, a entidade passa a se chamar Instituto Redes Conectadas. O objetivo da alteração é refletir a mudança no escopo, antes focado na conexão de escolas. Agora, a iniciativa também tem como meta participar da preparação de estudantes para “os desafios do futuro”.

Com o novo posicionamento, a expectativa do Redes do Futuro é ampliar o número de escolas conectadas em 2026. Também fica previsto para o próximo ano o estabelecimento de novas parcerias com empresas e provedores locais. A instituição tem como mantenedoras as empresas Arqia e Datora

Histórico
Em cinco anos de atuação, o instituto conectou mais de 730 escolas públicas em todas as regiões do Brasil. Ao todo, 350 mil estudantes receberam acesso gratuito à Internet. O projeto funciona com o apoio de provedores de Internet e outras empresas parceiras, por meio de doações de serviços ou de recursos.

“Ao longo desses cinco anos, construímos uma rede sólida de aprendizado, colaboração e resultados concretos. Conectamos escolas, mas também pessoas e oportunidades, mostrando que a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação e do desenvolvimento social”, disse a gerente-geral do Instituto Redes do Futuro, Fernanda Prado.

De acordo com o último monitoramento realizado pela organização com as escolas participantes do projeto, 93% delas afirmam que houve melhora na qualidade de ensino após a implementação do projeto de conectividade; 92% também avaliaram o impacto da Internet como positivo ou muito positivo na aprendizagem dos estudantes e 83% das escolas utilizaram a Internet diariamente em sala de aula.

Compartilhe: