45% das corridas em apps de transporte usam celulares 5G
Uma pesquisa realizada pelo núcleo de inteligência da consultoria Gaudium identificou que cerca de 45% das corridas em aplicativos de transporte no Brasil foram feitas por aparelhos compatíveis com a rede 5G. O levantamento analisou 120 milhões de corridas e entregas entre 1º de maio a 30 de setembro de 2025.
De acordo com a Gaudium, este dado indica avanço rápido da tecnologia no País. A quarta geração móvel, no entanto, segue predominante. “Muitos motoristas usam dispositivos de períodos em que o 4G era mais comum”, afirmou o levantamento.
Já “o uso da tecnologia 3G é praticamente inexistente, reforçando a substituição de aparelhos antigos”.
Concentração de mercado
O relatório também apontou uma concentração de mercado. Um grupo de apenas três fabricantes (Samsung, Xiaomi e Motorola) domina 95% dos smartphones utilizados por esses motoristas no País.
A avaliação da Gaudium para essa concentração tem relação direta com o custo-benefício e acesso a assistência técnica. Para os motoristas, a combinação desses dois fatores impacta diretamente a eficiência das corridas, a gestão de jornadas longas e a qualidade do serviço prestado.
“Além da concentração de marcas, o levantamento revela uma base de dispositivos bastante atualizada. Mais de 70% dos celulares analisados foram fabricados entre 2022 e 2024, o que indica que os motoristas buscam modelos recentes, capazes de rodar aplicativos de transporte, ferramentas de comunicação em tempo real e, cada vez mais, funcionalidades compatíveis com o 5G”, afirmou a consultoria.
Além disso, foram identificados poucos dispositivos antigos. Celulares pré-2019 representaram menos de 2% do total entre o grupo analisado.

