Mutirão Pré-COP do Ministério das Comunicações arrecada 28 toneladas de resíduos eletrônicos no primeiro dia de desafio
Mutirão Pré-COP 30, lançado pelo Ministério das Comunicações na última terça-feira (14), já arrecadou, somente no primeiro dia de desafio, 28 toneladas de resíduos eletrônicos em todo o território nacional. A meta é alcançar 200 toneladas em 30 dias. Essa é mais uma das ações do Governo Federal para fortalecer o compromisso do Brasil, país-sede da COP 30, que será realizada em Belém no próximo ano, com a preservação ambiental.
Durante o evento que marcou a abertura do Mutirão Pré-COP 30, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, explicou como funcionará a iniciativa.
“Quem destinar pelo menos cinco toneladas de resíduos eletrônicos receberá o Selo de Apoiador Desafio Sumaúma COP30. Nossa campanha envolve ações em todos os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e um painel digital que mostrará o avanço da coleta em tempo real”, destacou o ministro.
Desde o dia 14 de outubro, todos os Centros de Recondicionamento de Computadores do país estão promovendo as Oficinas Nacionais de Boas Práticas, com vagas para capacitação e aprendizado sobre o tratamento de resíduos eletrônicos. Logo no primeiro dia, 2.725 alunos foram capacitados.
O Mutirão Pré-COP 30 também inclui Acordos de Cooperação Técnica entre o Ministério das Comunicações, o Serpro, os Correios e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O objetivo é coletar 76,9 toneladas de equipamentos ociosos dessas instituições para o fortalecimento do programa Computadores para Inclusão.
A pasta lançou ainda a Cartilha de Boas Práticas para o Descarte de Resíduos, que traz informações sobre os riscos da destinação inadequada, o funcionamento da logística reversa e o papel dos catadores nesse processo.
Sobre o programa
Criado para reaproveitar resíduos eletrônicos, recondicionar computadores usados e doá-los a escolas públicas, aldeias indígenas, comunidades rurais, ribeirinhas e associações voltadas à inclusão digital, o Computadores para Inclusão já destinou corretamente 9,5 mil toneladas de resíduos eletrônicos e deu a destinação adequada a 1,2 milhão de equipamentos eletroeletrônicos.
Ao todo, 65 mil computadores foram doados para mais de 5 mil pontos de inclusão digital, distribuídos em 1.200 municípios brasileiros.
Com o programa, já foram realizadas 66 mil capacitações de jovens e adultos em cursos de tecnologia. O que antes era resíduo, hoje se transforma em ferramenta de educação, cidadania e futuro.
Como e onde descartar
Os resíduos eletroeletrônicos podem ser entregues diretamente nos Centros de Recondicionamento de Computadores ou em um dos Pontos de Entrega Voluntária espalhados por todo o Brasil.
Para conferir o Ponto de Entrega Voluntária de Equipamentos Eletrônicos mais próximo, acesse o site da Green Eletron. Já para a entrega de pilhas e baterias, consulte a página da Ambipar Environment.