Anatel vai mapear condições de Internet no ensino superior
A Anatel iniciará um levantamento sobre a conectividade em universidades públicas e institutos federais com o objetivo de subsidiar futuras políticas públicas. A informação foi dada pelo conselheiro Octavio Pieranti nesta segunda-feira, 13, durante reunião do Conselho Diretor da agência.
O primeiro passo dessa iniciativa será a publicação de uma tomada de subsídios que deve ser lançada nos próximos dias. Segundo Pieranti, a ideia é “ouvir as universidades públicas, federais, estaduais, municipais e os institutos federais sobre quais são as suas condições de conectividade”.
Como parte do diagnóstico, a agência espera mapear não apenas os campi principais das instituições, mas também outras estruturas vinculadas, como hospitais universitários, colégios de aplicação e fazendas-modelo.
“Existem alguns indícios de que nem todas as universidades e institutos federais estão conectados à RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa]”, adicionou Pieranti, em coletiva de imprensa realizada pela Anatel após reunião desta segunda.
O trabalho está em fase inicial, mas o conselheiro pretende obter um panorama inicial do problema ainda neste ano. A partir dele, o órgão deve analisar medidas para garantir a conectividade efetiva no ensino superior.
Entre as opções, segundo Pieranti, podem estar “ações concretas e investimentos públicos”, bem como a possibilidade do estabelecimento de compromissos de abrangência de licitações futuras, assim como obrigações de fazer.
O conselheiro também notou que políticas de educação conectada em curso atualmente têm priorizado sobretudo o ensino básico, deixando menor ênfase no ensino superior, foco do novo levantamento que será conduzido pela agência.