Lixo eletrônico pode ser descartado em 14 estações do Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo disponibilizou pontos de entrega voluntária para descarte de pilhas, baterias, cabos e outros itens eletrônicos sem uso em 14 estações de suas quatro linhas. A ação é uma parceria com a Green Eletron e a Coopermiti, e faz parte da programação da Virada Sustentável 2025.
Os coletores ficam disponíveis até 21 de novembro, incentivando o descarte correto e a reciclagem de materiais que muitas vezes acabam indo para o lixo comum.
Em 2024, a iniciativa recolheu cerca de 2,5 toneladas de resíduos eletrônicos, o maior volume desde o início da ação, em 2020.
As estações participantes são: Tucuruvi, Santana, São Joaquim e Saúde (Linha 1-Azul); Clínicas, Paraíso, Tamanduateí e Sacomã (Linha 2-Verde); Palmeiras-Barra Funda, República, Sé e Tatuapé (Linha 3-Vermelha); e Vila Prudente e Sapopemba (Linha 15-Prata).
Além dos pontos de coleta, a estação Trianon-Masp (Linha 2–Verde) recebe a exposição “Clima Consciência”, com obras que abordam sustentabilidade e convidam o público a refletir sobre o impacto ambiental do consumo e do descarte de eletrônicos.