Estações do Metrô recebem pontos de coleta de lixo eletrônico durante a Virada Sustentável 2025
Campanha de logística reversa incentiva o descarte adequado e a reciclagem de eletrônicos em nove estações das linhas Azul, Verde e Vermelha
Até 21 de novembro, 14 estações do Metrô de São Paulo recebem pontos de coleta para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis. A iniciativa integra a programação da Virada Sustentável e é promovida pela Green Eletron em parceria com a Coopermiti e o Metrô de São Paulo. Esta será a 5ª edição da campanha, que tem como objetivo ampliar o acesso da população Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), incentivando o descarte adequado e a reciclagem desses resíduos. Em 2024, a ação coletou 2,6 toneladas de resíduos eletroeletrônicos durante o período da campanha.
Os coletores estão posicionados e devidamente sinalizados dentro das estações participantes. Podem ser descartados equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte, além de pilhas e baterias portáteis. Todo o material recolhido é encaminhado para triagem e reciclagem, garantindo a reinserção das matérias-primas na cadeia produtiva.
“A campanha mostra que, quando oferecemos pontos de coleta acessíveis, a população responde de forma muito positiva. Cada equipamento descartado corretamente evita impactos ambientais negativos e contribui para que matérias-primas retornem à cadeia produtiva. É um movimento coletivo em prol da sustentabilidade e da economia circular”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
Serviço
Virada Sustentável – Coleta de resíduos eletrônicos no Metrô de SP
Data: 18/09 a 21/11 de 2025
Horário: durante o funcionamento das estações
Locais: estações do metrô São Joaquim, Santana, Saúde e Tucuruvi (Linha 1 – Azul); Sapopemba e Vila Prudente (Linha 15 – Prata); Clínicas, Paraíso, Tamanduateí e Sacomã (Linha 2 – Verde); Barra Funda, República, Praça da Sé e Tatuapé (Linha 3 – Vermelha).