Sábado, 18 de Outubro de 2025

Panasonic lidera mercado de pilhas e destaca educação ambiental com Casa do Leo Tour

Pequena, discreta, mas essencial. Alimenta brinquedos, controles, equipamentos médicos. Sozinha, passa despercebida. Mas juntas, as pilhas movimentam mais de R$ 1 bilhão por ano no Brasil, que cresce em meio ao desafio da sustentabilidade, e tornam indispensável a atuação de grandes empresas na conscientização da população sobre o descarte correto.

Segundo estimativas da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o consumo médio de pilhas no Brasil gira em torno de seis unidades por habitante ao ano. Embora o mercado seja tradicionalmente considerado maduro, o consumo de produtos eletrônicos tem reaquecido os pontos de venda. A demanda por dispositivos como controles remotos, brinquedos eletrônicos e equipamentos de áudio e vídeo portáteis tem impulsionado a procura por pilhas.

Líder do setor, com 35% de participação em valor de mercado, segundo a Nielsen[1] e com mais de 55 anos de história, a Panasonic possui a única fábrica de pilhas alcalinas da América Latina e aposta na produção nacional para garantir eficiência logística e menor impacto ambiental.

A unidade de São José dos Campos (SP) opera com emissão neutra de CO₂ e incorpora em sua cadeia produtiva o zinco reciclado em parte da nova produção de pilhas, em parceria com a Green Eletron, entidade certificada para gestão de logística reversa. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a economia circular e com a redução da extração de recursos naturais.

“A Panasonic sempre se preocupou com a sustentabilidade; e no processo de reutilização das pilhas não é diferente. A reciclagem é realizada por empresas especializadas que extraem e purificam os metais, garantindo que sejam reinseridos na cadeia produtiva. Além disso, nossas pilhas contam com tecnologia exclusiva antivazamento e desempenho até 18 vezes superior aos das pilhas comuns, o que também contribui para a redução do descarte e menor impacto ambiental”, afirma Luciano Lima, Gerente de Marketing de Pilhas da Panasonic.

Entre as iniciativas de conscientização, o destaque é a Casa do Leo Tour, primeiro caminhão educativo sobre pilhas no Brasil. Lançado em março de 2025, o projeto transforma um veículo em sala de aula itinerante, onde as crianças podem conhecer o processo de fabricação de pilhas, as matérias-primas utilizadas e a história da marca, além de interagir com o mascote Leo. A ação também reforça a importância do descarte correto, incentivando os visitantes a levarem pilhas usadas para a coleta diretamente no caminhão.

Desde o seu lançamento, o projeto já passou por diversas cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, alcançando um público amplo e diversificado. Atualmente, a ação está no Rio de Janeiro, onde permanece até o fim de setembro. A programação completa com os locais e horários, pode ser consultada em: leopilhas.panasonic.com.br/acasadoleotour

De março até agosto, o caminhão já percorreu 20 cidades em quatro estados, realizou 25 ações e recebeu mais de 10 mil visitantes – coletando mais de 16 mil pilhas para descarte adequado.

Paralelamente, a Panasonic incentiva o descarte responsável em parceria com a Green Eletron, responsável por mais de 10 mil pontos de coleta espalhados em redes varejistas, supermercados e outros estabelecimentos no país. No site da entidade, o público pode acompanhar em tempo real o “residuômetro”, que mostra o total de resíduos processados – atualmente próximo de 2,4 milhões de quilos.

O futuro das pilhas depende da combinação entre inovação, educação e responsabilidade ambiental. Com A Casa do Leo Tour, a Panasonic reforça na prática seu compromisso com a sustentabilidade e com a expansão de iniciativas de logística reversa no Brasil.

Sobre o Grupo Panasonic
Fundado em 1918 e, hoje, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para eletrodomésticos, habitação, automotivo, indústria, comunicações e energia em todo o mundo, o Grupo Panasonic mudou para um sistema de empresa operacional em 1º de abril de 2022, com a Panasonic Holdings Corporation servindo como uma holding e oito empresas posicionadas sob seu guarda-chuva. O grupo reportou vendas líquidas consolidadas de 54 bilhões de dólares* ou 8.496,4 bilhões de ienes para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024 (abril/2023 a março/2024).

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