Sábado, 18 de Outubro de 2025

Sistema Defesa Civil Alerta chega a cidades da Região Centro Oeste

Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás, recebem neste sábado, 27 de setembro, alertas de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta. Os alertas serão disparados pelas Defesas Civis Estaduais por meio de plataforma integrada com as redes móveis. O objetivo é mostrar à população como o sistema funcionará a partir do dia 1º de outubro . Os alertas de demonstração serão enviados para cidades da Região do Centro Oeste: Brasília (Distrito Federal); Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás (Goiás); Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul); e Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco (Mato Grosso).

O objetivo do “Defesa Civil Alerta”, que utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular, é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesas Civis de estados e municípios.

A mensagem que aparecerá no celular será:

“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”

Defesa Civil Alerta – As notificações do Defesa Civil Alerta são enviadas a todos os celulares compatíveis, conectados às redes móveis 4G e 5G, localizados em áreas com risco de desastres, conforme mapeamento realizado pelas Defesas Civis.

As mensagens aparecem em primeiro plano (tipo pop-up), mesmo com aplicativos abertos, durante chamadas ou no modo silencioso. Não sendo necessário nenhum cadastro prévio para recebê-las.

O Defesa Civil Alerta complementa outros tipos de notificação de desastres, via SMS (celular) e TV por assinatura. O conteúdo e o momento de envio dos alertas são definidos pelas Defesas Civis.

O Defesa Civil Alerta é um projeto estruturante do setor, coordenado pela Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da Anatel. Contou com a participação do Ministério das Comunicações (MCom), do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e das Defesas Civis, além da ABR Telecom, responsável pelo desenvolvimento da solução para as operadoras, da Conexis Brasil Digital e das prestadoras de serviços.

O projeto também incluiu adequações nos aparelhos celulares, realizadas pela Google e Apple, coordenadas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O sistema demonstra a capacidade de articulação institucional em prol da resiliência nacional, usando estrategicamente as redes de telecomunicações para enviar alertas diretamente aos celulares da população em áreas afetadas.

Compartilhe: