SES fatura 978 milhões de euros no primeiro semestre de 2025
Após concluir a aquisição da Intelsat, a operadora de satélites SES divulgou o resultado financeiro da empresa para o primeiro semestre de 2025. No período, a companhia registrou receita de 978 milhões de euros, cifra que é praticamente estável em relação ao mesmo período de 2024 (na avaliação da companhia).
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou 521 milhões de euros. Isso representa uma leve queda de 0,7% em base anual. Já o lucro líquido ajustado caiu para 77 milhões de euros, impactado por maiores despesas com depreciação, amortização e custos financeiros relacionados à fusão.
O que subiu foi o fluxo de caixa livre ajustado. A alta foi de 32%, atingindo 193 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. Além disso, a alavancagem líquida caiu para 1,1x.
Redes e contratos
O segmento de redes foi responsável por 60% da receita total da SES e cresceu 10,3% no semestre. Segundo a operadora, esse salto foi impulsionado especialmente pelos serviços para governos (+17,1%) e mobilidade (+9,5%), que aceleraram no período.
A unidade de mídia recuou 12,1%. Segundo a SES, isso aconteceu “devido à menor receita em mercados maduros por conta da otimização de capacidade e do desligamento de canais em SD, além do impacto total, no segundo trimestre, da ‘bankruptcy’ de um cliente brasileiro”.
No primeiro semestre, a SES assinou 690 milhões de euros em novos contratos e renovações, com um backlog (volume total de receitas contratadas que ainda não foram reconhecidas) total de 4,2 bilhões de euros.
Perspectivas
A SES reafirmou a projeção da companhia para o ano, com expectativa de receitas e Ebitda estáveis. A empresa também prevê investimentos anuais entre 600 milhões e 650 milhões de euros até 2028.
Ainda de acordo com a operadora, a partir de 2027, os investimentos no programa europeu IRIS² devem somar até 1,8 bilhão de euros. O IRIS² é o projeto da União Europeia para criar uma constelação de satélites próprios — como parte da estratégia do bloco para depender menos de tecnologias estrangeiras nesse setor.
Já com a integração da Intelsat, a SES projeta sinergias de até 370 milhões de euros por ano, sendo 70% delas concretizadas nos próximos três anos. A expectativa é que o fluxo de caixa livre ultrapasse 1 bilhão de euros até 2027/2028, antes dos efeitos do IRIS².
“O primeiro semestre de 2025 apresentou um desempenho operacional e financeiro sólido. Por meio da execução contínua da nossa estratégia e de um forte impulso comercial, conseguimos estabilizar a receita e o EBITDA ajustado, e estamos firmemente no caminho para cumprir nossas projeções financeiras para o ano”, disse o CEO da SES, Adel Al-Saleh.