Cemig retirou 16 toneladas de cabos irregulares em postes no primeiro semestre
A distribuidora de energia Cemig retirou 16,2 toneladas de cabos irregulares de empresas de telecomunicações dos postes de 66 cidades de Minas Gerais durante os primeiros seis meses de 2025.
O volume foi calculado após a empresa intensificar o combate aos fios de serviços de banda larga, telefonia e TV paga instalados irregularmente ou sem amparo contratual. No primeiro semestre do ano, a companhia vistoriou mais de 46 mil postes na área de concessão em Minas Gerais e retirou cabos de 45 empresas que atuavam de forma irregular.
Neste período, a Cemig também fez mais de 17 mil notificações a empresas de telecomunicações com pedidos de adequação em instalações. Esse número é superior ao registrado em todo o ano passado, quando foram realizadas 10,5 mil notificações.
Municípios
“A Cemig tem reforçado a notificação das empresas que operam de forma irregular e trabalhado em conjunto com os municípios para promover ações de conscientização que visam educar sobre os riscos e a necessidade de regularização”, afirmou a gerente de Eficiência Energética e Receitas Acessórias da Cemig, Amanda Mascarenhas.
Nas últimas semanas, a fiscalização foi realizada nas cidades de Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Juatuba, Ipatinga, Itabira, Nanuque, Capelinha, Unaí, Janaúba, Januária, Jaíba, Guaxupé, Paraguaçu, Três Pontas, Cambuquira, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, Lima Duarte, Patrocínio e Passos.
Já nesta semana, equipes da empresa estão em Belo Horizonte, retirando cabos obsoletos e que estavam oferecendo riscos à população.
(Com informações da Agência Minas)