Sábado, 2 de Agosto de 2025

Eletronet vai ancorar novo data center da Atlantic em Recife

A Eletronet será a primeira operadora a estabelecer conexão direta com o data center Recife1, da Atlantic Data Centers, que está em construção com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026. Esta movimentação posiciona a Eletronet como um catalisador do tráfego de dados deste data center para os grandes centros de consumo e interconexão, com um olhar especial para Fortaleza e São Paulo, que funcionam como os principais centros de tráfego do Brasil.

A parceria garante que a infraestrutura de alta criticidade da Atlantic já nasça com uma conexão de alta performance e resiliência, atendendo imediatamente às demandas de um mercado em constante evolução. Ao ser a primeira empresa de telecom a confirmar sua presença dentro deste novo ponto de interconexão na capital pernambucana, a Eletronet demonstra sua confiança e visão de futuro neste novo projeto.

Com foco em atender às demandas de um mercado em constante e rápida transformação, o data center Recife1, da Atlantic, surgirá como um pilar estratégico na região, para diversas frentes, incluindo grandes empresas de tecnologia e nuvem (como big techs), corporações dos setores de saúde, indústria, finanças e games, além de governos e empresas em processo de expansão digital. Para esses players, o acesso a conteúdos, aplicações em nuvem e serviços críticos exige uma infraestrutura de conectividade de ponta, marcada por performance, segurança e resiliência.

Nesse contexto crucial, a escolha da Eletronet como a primeira operadora para interligar o data center não foi por acaso. A operadora se destaca justamente por empregar em sua robusta malha óptica a tecnologia OPGW (Optical Ground Wire), uma solução que oferece segurança e confiabilidade inigualáveis. Construída integrada às linhas de transmissão de energia elétrica, essa rede não apenas minimiza drasticamente os riscos de interrupção, mas também garante rotas com baixíssima latência. Para os usuários desse data center, essa combinação tecnológica da Eletronet se traduz em um acesso ininterrupto a serviços essenciais, garantindo que o novo hub de Recife opere com o máximo de eficiência e disponibilidade desde o primeiro momento. A Eletronet possui mais de 17 mil Km de rede de fibra ótica em 18 estados do Brasil e já está presente em 18 dos maiores data centers do país.

Conforme destacado por Joselito Bergamaschine, COO da Atlantic Data Centers, o Recife1 está destinado a ser um “pilar estratégico” para um espectro diversificado de clientes. A presença da Eletronet desde o “Dia Zero” do data center é crucial para que essa visão se concretize, pois ela assegura que a capacidade de interconexão necessária para suportar tais demandas esteja plenamente disponível para os clientes da Atlantic. “Admiramos muito a Eletronet pela altíssima capacidade da rede, pela sua robustez e pela abrangência nacional e internacional. A Eletronet será um alavancador fundamental para o Recife1”.

Cassio Lehmann, CRO (Chief Revenue Officer) da Eletronet, reitera a sinergia entre as duas companhias: “Estamos muito entusiasmados com esta parceria. A conexão com o novo data center da Atlantic é um passo fundamental para expandir a conectividade da Eletronet aos principais Data Centers do Brasil, alinhado com a estratégia de nos integrarmos a hubs de tecnologia e oferecer nossos serviços de conectividade para potenciais clientes do Recife1”.

Essa parceria estratégica entre Eletronet e Atlantic Data Centers representa um marco fundamental, consolidando a sinergia e a visão compartilhada de impulsionar a infraestrutura digital do Brasil. Ao unir a capacidade de um dos mais modernos data centers do país em Recife com a robustez e a resiliência da rede Eletronet, essa colaboração não apenas eleva o data center da Atlantic a um novo patamar de conectividade, mas também garante que o Nordeste esteja ainda mais conectado aos principais hubs nacionais, catalisando a transformação digital e a inovação em todo o território nacional.

Compartilhe: